Se você é economista, trabalha no setor financeiro ou é estudante de economia, certamente já deve ter ouvido falar sobre o relatório Focus de Mercado do Bando Central do Brasil. Mas se você não está entre essas categorias ou afins, não se preocupe, você também já deve estar careca de ouvir falar dos dados divulgados no Relatório Focus.

A verdade é que muito do que se produz no noticiário econômico, pelo menos às segundas feiras, são informações vindas do Focus que é divulgado sempre às segundas. E ai vem um monte de firula e alarmes sobre os resultados que são meramente expectativas.

Quando digo expectativas, vocês podem entender como “chute”. Ou seja, o relatório é baseado em um monte “chutes” sobre as principais variáveis econômicas brasileiras. Mas não são chutes quaisquer! São chutes altamente qualificados, dados pelos principais agentes econômicos (Corretoras, bancos, administradores de ativos financeiros e etc.).

Ai você deve estar pensando:

homer

– Então grande parte das estimativas divulgadas amplamente nos jornais, são chutes?

Sim, são chutes!

Quando os jornalistas dizem que o mercado espera aumento de 0,2% no PIB isso quer dizer que os gestores financeiros pesquisados chutaram esse valor para o PIB. Só isso, nada demais.

Vai olhar o Focus de Mercado com outros olhos agora, não é mesmo? Kkkkk.

Para os mais curiosos deixo o link para o site onde o Banco Central divulga os dados dos chutes. Para quem quer estar à frente dos jornais… Sugiro cadastrar no site do Banco Central, pois assim você irá receber toda segunda o relatório e pode por exemplo dormir até mais tarde e deixar para saber o que o Sr. Mercado tem de expectativas lendo o relatório ao invés de correr para a TV ou jornal.

Ah antes que me esqueça. O Relatório Focus de Mercado é tão simples que não tem texto kkkkkkk. Apenas gráficos e tabelas!

What_Meme

Para assinar o Relatório Focus de Mercado e receber no seu e-mail pessoal, clique AQUI

Para ver o site onde os relatórios são publicados, acesse AQUI

Fique ligado, pois amanhã comentaremos os principais dados dos chutes dados no Focus dessa semana.

Até lá!