Quase passou desapercebido aqui, mas ontem como quem não quer nada, abri meu e-mail Outlook.com e me deparei com uma novidade da Microsoft. Um novo aplicativo com nome Sway, que parece integrar a plataforma do Office. Abaixo o vídeo conceitual, olha aí.

Não que pareça algo muito inovador, mas o Sway até que é bem atraente e mostra que a Microsoft vem mesmo imprimindo ritmo diferente na criação e disponibilização de inovações no mercado.

O vídeo mostra também que a Microsoft parece ter assimilado que seus produtos necessitam de experiências multiplataformas. No vídeo é possível ver o Sway em uso em iPhone e iPad.

sway-ipad-iphone

Muito sugestivo a empresa fazer questão de mostrar essa compatibilidade no vídeo de lançamento de um novo produto. Mostrar o iPad e não o Surface por exemplo é uma evolução enorme e pode sugerir o abandono do projeto. Isso porque apesar de mostrar o iPhone, o vídeo traz também um smartphone Nokia, o que não acontece com o Surface.

Vamos então falar um pouco mais do Sway.

O Sway permite que histórias sejam criadas diretamente na web com uma série de funcionalidades. A princípio me pareceu ser uma mistura de PowerPoint para web com facilidades para adicionar informações de várias fontes de dados.

O software permite mesclar conteúdos de fontes com redes sociais (Twitter, Facebook…) e também imagens via upload direto do PC ou importadas diretamente da Web. Há também uma interação com aplicativos mais conhecidos do Office como Excel e Word, onde planilhas e demais arquivos também são facilmente incorporados transformando-se em uma espécie de Box interativo dentro da plataforma ou das “histórias” elaboradas.

fontes-sway-geekonomics

A interação a facilidade de compartilhamento de dados via plataforma Office pode ser uma funcionalidade interessante. Gráficos e demais itens criados no Office ganham facilmente espaço dentro do aplicativo e podem ser uma excelente forma de compartilhar análises, gráficos e outras informações.

É também possível inserir vídeos direto do YouTube e incorporar dados de fontes do OnDrive, iCloud, DropBox, Google Drive, Vine, Instagram… E muito mais. Aqui parece que a ideia é permitir que as “histórias” criadas no aplicativo possam receber fontes de tudo que é jeito e formato. Um prato cheio para organizar insights e ideias para apresentar, compartilhar ou mesmo para guardar como anotação.

No site é possível ver alguns exemplos (2 apenas rsrsr) abaixo tem um deles.

[toggle title=”Exemplo Sway” load=”show”][/toggle]

Num mundo onde todos querem compartilhar de tudo e onde os conhecimentos de programação para web parecem ser cada dia menos necessários o Sway pode sim conseguir algum espaço. Se vai dar certo ainda é cedo para dizer.

Do ponto de vista de negócio, a Microsoft parece ter acordado para revolucionar e aprimorar o Office que na minha opinião é um terreno sólido onde a companhia pode construir receitas crescentes de difícil erosão, principalmente após a mudança na política de preços e planos de assinatura anual como Office 365.

msft-revenue-2015-by-channel-720

O site do Sway parece ainda estar em testes, mas já possível criar histórias por lá. Quem tiver interesse e paciência (Aplicativo ainda trava bastante) pode acessar pelo clicando no link abaixo.

Acesso ao Sway

O Sway também está disponível para iOS em versões 8.0 ou superiores podendo ser instalado tanto para iPhone como para iPad. Ainda não disponível para Android, pelo menos por enquanto.

Até mais pessoal.