Grande maioria das pessoas conhece ou teve contato com o cinema oriental através de sua temática mais comum: os filmes de Kung Fu e artes marciais. Isso é muito normal, afinal essa temática tem sido a grande referência do cinema oriental.

É muito difícil, porém encontrar filmes orientais sendo exibidos em salas de cinema aqui no Brasil. É fácil perceber que as salas brasileiras nem de longe prestigiam os filmes produzidos na lá pelos lados asiáticos.

Apesar da temática constante e até mesmo repetitiva dos filmes, há filmes primorosos que carregam o Kung Fu como pano de fundo e que não deixam nada a desejar em termos de entretenimento. Gosto muito em especial de dois filmes: The Grandmaster e Clã das Adagas Voadoras. Para mim são filmes irretocáveis!

Duvidou? Então olha só os trailers!

Trailer Grandmaster

Trailer Clã das adagas voadoras

Mas para quem acreditou que o cinema oriental iria se restringir apenas aos filmes de Kung Fu…

Parece que estamos prestes a experimentar uma ruptura significativa. E não é toa que eu falo isso. Essa semana por acaso, enquanto lia alguns dos milhares de posts, em alguma das milhares de redes sociais que participo, fui surpreendido com um trailer que me atropelou os sentidos.

Estou falando do filme ATTACK ON TITAN. Mas antes de comentar mais sobre o filme, tenho que deixar o trailer para que vocês entendam o tamanho do atropelo que ele vai causar.

É nítido, pelo menos para mim, a guinada que a produção pode causa no mercado cinematográfico mundial. É nítido ainda referências às artes marciais, mangás e todos os elementos da cultura oriental que todos conhecemos muito bem. Mas há em ATTACK ON TITAN uma clara mudança de rota.

Aos fãs de mangás será certamente um prato bem cheio, afinal o filme é baseado em mangá de Hajime Isayama de grande sucesso.

attack-on-titan

Me arrisco a dizer que ATTACK ON TITAN irá promover uma ruptura tão grande, que se eu estiver certo, veremos uma invasão de bons filmes vindos no oriente. A julgar pela promessa da produção de ATTACK ON TITAN, espero mesmo que essa invasão venha rápido, afinal os filmes da Marvel e DC podem não vão ficar tão interessantes por muito tempo, será?