Tenho que confessar que sou um dependente…

Calma ae apressados! Sou dependente de softwares que organizem tarefas (tasks) e projetos. Ultimamente a rotina não tem sido nada fácil, PARA NINGUÉM rsrsrs.

#NaoTaFacilParaNinguem

São bilhões de coisas a fazer, retornos (feedbacks) para dar que as agendas em papel se tornaram um atestado de desorganização. Nada contra agendas em papel, mas é que a rotina atual, pelo menos para a grande maioria das pessoas exige mais organização do que um pedaço de papel pode oferecer.

Depois de passar por uma montanha de aplicativos e softwares de gestão de tarefas e projetos, acho que encontrei uma solução perfeita e é sobre ela que vou fazer esse review aqui.

Eu falo do Asana, uma aplicação web de gestão de tarefas e projetos que traz muitos atrativos.

Para facilitar vou tratar de cada um dos atrativos em tópicos logo abaixo:

1 – Preço: para quem quer utilizar para tarefas pessoais ou para pequenas equipes o Asana tem a vantagem de ser gratuito. A gratuidade é disponibilizada para uso em equipes de até 15 pessoas. Para gerenciamento pessoal (1 pessoa) é perfeito rsrs.

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2 – Interface: a interface do Asana mudou recentemente, para melhor! Ficou mais clean e intuitiva, muito fácil para gerenciamento das tarefas e projetos. Aqui vale destaque para gerenciamento das tarefas pessoais por data de vencimento ou por projeto (categoria).

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3 – Subtarefas ou Subtasks: para facilitar o agrupamento de tarefas ou etapas para a conclusão de alguma tarefa o Asana tem opção de criar subtasks com check boxes para marcar quando cada uma delas for concluída.

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4 – Comentários nas tarefas: faça o registro do andamento das tarefas pelos comentários assim você não precisa armazenar nada na cabeça e terá um detalhe perfeito com datas das ocorrências ou status das tarefas para acompanhar ou relatar ao chefe ou colega de equipe.

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5 – Tags: Etiquete as tarefas de acordo com tags criadas por você mesmo e com isso potencialize a gestão das tarefas a fazer de acordo com a classificação que desejar. Com as tags fica fácil localizar tarefas por assunto ou mesmo por tipo ou prioridade.

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6 – Anexos: precisa anexar algum arquivo de registro ou qualquer outra coisa para acessar ou arquivar juntamente com a tarefa? Fácil, basta clicar no ícone do clip e armazenar quantos arquivos quiser. Essa opção eu uso muito para acompanhamento de orçamentos. Geralmente recebidos por e-mail, guardo cópia junto ã tarefa de orçamento. Além de facilitar a gestão, acabo criando um arquivo para comprovação futura se precisar.

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7 – Análise de progresso e Dashboards: A análise de progresso é um ótimo relatório que mostra o seu desempenho na execução de cada tarefa e serve muito bem para fazer aquela média com o chefe ou gerente do projeto. Além disso fornece um excelente insight sobre a produtividade e progresso do trabalho.

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O Asana tem mais funções além dessas mas acho que essas são as principais, ou pelo menos, aquelas que me fisgaram para o aplicativo.

Vou finalizando o post aqui, deixando as notas abaixo.

Até a próxima pessoal!

Notas