Pensando como economista, sempre foi difícil para mim entender como algum bem poderia alcançar um valor que não fosse possível de ser mensurado. Obras de arte e raridades históricas de todos os tipos em geral se enquadram nessa situação

Mas confesso que ao ter contato com a obra de Gian Lorenzo Bernini comecei a entender como algo pode apresentar valor inestimável.

Hoje o post traz um desses casos. E como estamos já quase no fim de semana, claro que vamos postar alguma opção de entretenimento. Neste fim de semana a recomendação fica para conhecer Gian Lorenzo Bernini.

Se você nunca ouviu falar de Gian Lorenzo Bernini, não sabe o que está perdendo!

Tive contato com a biografia de Bernini por acaso assistindo sem querer um documentário produzido pela BBC. Depois de assistir ao documentário, que fazia parte de uma série sobre história da arte, tive contato com o livro que deu origem à série. Escrito pelo Professor Simon Schama: O Poder da Arte (The Power of Art), foi traduzido e publicado no Brasil pela Companhia das Letras.

poder-da-arte-livro-geekonomics

A leitura é fascinante e recomendo-a com veemência.

Mas como sei que muitos aí devem estar com leituras acumuladas, recomendo pelo menos assistir ao documentário baseado no livro e apresentado pelo próprio Simon Schama. Não se preocupem, atesto que serão momentos muito agradáveis na frente da TV ou de qualquer outro dispositivo.

Abaixo deixo o episódio sobre Bernini, que é o meu favorito!

https://youtu.be/sgucW15byeE

Vou deixar também a ficha técnica do livro para aqueles mais animados.

ficha-tecnica-geekonomics

Bernini era conhecido como: O Criador de Milagres. Não sei o que vocês vão achar após assistirem ao documentário. Da minha parte, pelo menos, achei a denominação de Criador de Milagres muito apropriada.

Espero que todos gostem da sugestão para o fim de semana. E se tiverem um tempo, voltem aqui e digam o que acharam!

Bom final de semana para mim a para vocês!

Até a próxima.