Quem nunca escutou falar de Big Data que jogue a primeira pedra ae!

O tema é muito discutido em tudo que é área do conhecimento, afinal todos dependemos de dados e na minha opinião, os dados ajudam a melhorar e muito a nossa vida.

Mas faz algum tempo que a quantidade excessiva de dados vem deixando alguns loucos, outros perdidos e muitos sem saber o que fazer.
Infelizmente esse post não vem trazer uma solução para o problema do excesso de dados na vida de ninguém. Tão pouco tenho a pretensão de orientar sobre uma forma de racionalizar e selecionar os dados que realmente importam para que seja possível se concentrar apenas nos mais importantes.

É interessante pensar que talvez a importância de alguns dados possa se alterar ao longo do tempo. Dessa forma pode ser que um dado hoje seja menos importante do que foi no passado e isso nos traz ao ponto de que sempre será necessário rever aquilo que realmente importa em termos de dados para cada uma de nossas demandas analíticas.

Reconhecido o desafio de sobreviver à montanha infinita de dados (Big Data), não poderia deixar de fornecer alguma ajuda àqueles que, como eu, estão na chuva a procura de abrigo.

data-storm-660x370

Navegando pela internet encontrei um e-book que pode ser um excelente ponto de partida para quem tem interesse em análise de dados.

O E-book é gratuito, mas caso a crise ainda não pegado você, seja generoso e faça uma doação. Se estiver sem grana ou se não quiser contribuir, sem problema o livro pode ser baixado 100% de graça.

Infelizmente o livro está escrito em inglês. Mas não se desespere, em última análise pode ser uma excelente oportunidade para praticar o idioma ou para iniciar os estudos em análise de dados e em inglês, porque não?

Para os mais inquietos, mansos ou desesperados… Sempre é possível traduzir algo no pelo tradutor do Google.

Vou deixar o link abaixo, façam bom proveito!

Baixar E-Book

Bônus

Para os mais interessados deixo também um link para um post do site Learn Data Sci com 100 E-books gratuitos sobre ciência de dados.

100 Ebooks grátis

Aproveitem!