Ainda nem chegamos a desembarcar na Campus Party Brasil e já temos novidades.

Segundo comunicado em coletiva do evento com a imprensa a #CampusParty terá também uma edição em Brasília no segundo semestre de 2017. \o/

A nova parceria com a Telebras certamente tem a ver com a escolha, afinal a Campus vem aumentando a simbiose com o setor público nas últimas edições. Normal, pois afinal a Campus é um evento muito grande para ignorar o apoio do setor público.

Ao mesmo tempo, preocupa o afastamento do setor privado do evento.

A área de expositores na Campus vem sofrendo com a pouca adesão de empresas de tecnologias desde suas primeiras edições. Nada que prejudique o evento ou que comprometa a qualidade daquilo que é realizado pela Campus até agora.

Mas é inegável que uma aproximação com empresas privadas ligadas à tecnologia poderia elevar e muito tudo que é realizado pelos Campuseiros.

Não pensem estou implicando com o fato da Campus se aproximar do setor público. Como disse, acho importante e estratégico, mas a falta de mais opções de apoiadores, deixa um fator de risco grande para a realização do evento a cada edição.

Conforme relatado em carta aberta, publicada pelo @PacoRagageles um dos responsáveis pelo evento, 2016 foi um ano desafiador para a realização da #CPBR9.

risk-campus-party

[toggle title=”Carta Paco Ragageles aos Campuseiros” load=”hide”]Uma Campus Party organizada com o coração

Todos sabemos estamos vivendo uma época muito difícil, tanto a nível mundial como a nível de Brasil. A crise que está afetando o país impacta também a Campus Party, como não poderia ser de outra maneira. Nesta edição soma-se o fato de que o Ministério da Cultura nos negou apoio com a Lei Rouanet a Telefónica/Vivo saiu.

Tudo isso resultou em um cenário quase impossível, tornando a realização do evento o resultado de um grande esforço, num trabalho conjunto feito por: vocês, os maravilhosos Campuseiros Brasileiros, o time que organiza o evento (equipe MCI Brasil + Instituto Campus Party), um grande grupo de empresas parceiras e a Prefeitura de São Paulo, nas pessoas do Secretário Simão Pedro e do Prefeito Fernando Haddad, a quem quero especialmente agradecer seu apoio com o Anhembi, pelo qual sem sua ajuda não seria possível realizar o evento. Isso é algo a ser muito valorizado por todos os Campuseiros.

Neste ano em que não contamos com o apoio da Telefonica/Vivo, quero agradecer por todos os anos em que nos apoiaram, cada um conhece sua casa e por isso respeito sua decisão. Juntos construímos muitas coisas importantes. Aos novos gestores desejo toda a sorte e a Antonio Carlos Valente, saiba que serei grato por toda a vida.

Por outro lado, anos difíceis trazem oportunidades novas. Felizmente, sendo a Campus Party uma referência em envolvimento com a comunidade e que faz a inovação acontecer, Telebras e TIM imediatamente se juntaram a nós. A conexão está garantida. Será seu primeiro ano e entraram no projeto já sem tempo para executar tudo o que eles e nós gostaríamos, mas estou certo de que para a próxima edição, quando a Campus Party completa seu 10º aniversário no Brasil, vamos ter tempo para preparar coisas incríveis com nossos novos parceiros tecnológicos.

Por tanto, teremos sim mais uma Campus cheia de conteúdos maravilhosos, com espaço para que os Campuseiros realizarem networking e vivam uma semana fantástica. Talvez tenhamos menos “brindes”, o que não prejudicará em nada a Campus, que como as demais, será mágica e para a qual te convido a aproveitar com plenitude. Acesse http://campuse.ro/events/campus-party-brasil-2016/ e inscreva-se em tudo o que quiseres, a programação está IMPRESSIONANTE.

Para mim, realizar o projeto Feel The Future é algo especial. Deixando um pouco de lado as conjunturas econômicas atuais, está claro que o mundo se aproxima a um momento em que o modelo de vida baseado no trabalho como conhecemos vai desaparecer. Portanto, o ENORME DESAFIO de encontrar novas formas para a nossa sociedade tem que formar parte inerente de todas as Campus Party, além de estar no centro da nossa missão como coletivo. Te convido para que participes da minha conferência sobre o tema em: http://campuse.ro/events/campus-party-brasil-2016/talk/palestra-fee-the-future-cpbr9/ .

Estou seguro de que será uma semana inesquecível, cheia de amor pela tecnologia, cheia de momentos que todos guardaremos em nossas memórias para o resto de nossas vidas, seja você um Campuseiro veterano ou, se essa é a sua primeira Campus, SEJA BEM-VINDO.

Por último, antecipo que no próximo ano, quando celebraremos não só os 10 anos da Campus Party no Brasil como os 20 anos da Campus Party no mundo desde sua primeira edição, estamos trabalhando junto com a Prefeitura para que seja uma experiência de dimensões épicas, um projeto maravilhoso ao qual estamos chamando de “Campus Party Festival”, e, como sempre, contaremos com o envolvimento de toda a comunidade na organização dessa edição especial. Além disso, muitas cidades brasileiras estão trabalhando para receberem edições regionais da Campus Party em breve. Portanto Campuseiros, fiquem ligados: o futuro prevê momentos excitantes. Juntos já construímos uma bonita história no Brasil e ainda temos muito pela frente.

Nos vemos na CPBR9!

@PacoRagageles | Campus Party[/toggle]

A perda da Vivo como parceira de infraestrutura e patrocínio certamente foi um baque grande. Já a participação da Telebras e da Tim promete deixar a estrutura no mesmo nível de anos anteriores.

Não temos acesso ao planejamento da Campus, mas é importante que este contemple a entrada de mais empresas de tecnologia privadas para o evento.

A intel que participou por vários anos, abandonou o evento, que conta hoje apenas com PayPal e YourVoice como parceiros ligados à área tecnológica.

paypal-yourvoice

Mesmo com toda dificuldade, a #CPBR9 promete ser um evento incrível.

Sobre o futuro do evento, é difícil fazer previsões, mas é correto repensar a adesão de mais empresas da área tecnológica ao evento. Isso deixaria o evento menos vulnerável aos humores do setor público, além de dividir os “ovos” em mais cestas.

#FeelTheFuture para vocês e até a próxima.

Direto da #CPRB9