O Brasil é mesmo uma piada pronta. Pena que invariavelmente a piada seja de mal gosto e inapropriada.
Quem acompanha meu perfil nas redes sociais deve ter visto o post em que cito o caso do cartão ofensivo e preconceituoso enviado às secretarias da rede municipal de educação de Florianópolis felicitando-as pela data comemorativa da profissão. Abaixo o Tweet.
Em Florianópolis, cartão enviado pela Secretaria de Educação gera polêmica http://t.co/qn2bC2ozWS pic.twitter.com/LDSpTBsPiV
— Folha de S.Paulo (@folha) 6 outubro 2015
O que dizer sobre essa “peça publicitária”?
Já seria ruim se tivesse sido enviada por uma pessoa, empresa ou outra fonte qualquer. Mas ter sido enviada pela Secretaria Municipal de Educação…
Ah me desculpem mas foi o extremo da falta de noção!.
Num país em que a gestão nas várias esferas Estatais (Federal, estadual e Municipal) vem sucateado a educação pública e privada à anos, priorizando o assistencialismo em detrimento da meritocracia e do trabalho, já era de se esperar que o resultado fosse esse.
Não se iludam. A culpa pela mensagem ofensiva e inapropriada não foi da pessoa que elaborou e divulgou a mensagem com o cartão para os e-mails das secretarias de Florianópolis.
A culpa é da falta de estrutura nacional de educação. Em última análise, a culpa é da nossa falta de edução, de nossos preconceitos e falta de noção.
É o triste ver o estágio atual da educação brasileira. Não é mais possível esconder a tragédia que vem sendo feita na educação. Professores mal pagos e desvalorizados, escolas sem segurança e estrutura mínimas para garantir qualidade no ensino.
Tudo isso já seria prova irrefutável de que a Pátria Educadora não passa de mais um engodo eleitoreiro é populista, mas os exemplos e casos desastrados na educação não pararam por ai.
Poderia gastar infinitas linhas aqui, citando exemplos de casos semelhantes, mas vou citar apenas três para não ser enfadonho.
1 – A compra da lixeira de R$1.000,00 pelo ex-reitor da UNB;
2 – Livros de história com direcionamentos ideológicos de esquerda;
3 – Os discursos e pronunciamentos desastrados da Presidente Dilma Roussef.
Entendeu né!
Pobres das secretárias de Florianópolis e de todoas as outras secretárias brasileiras que não bastassem a subvalorização da profissão ainda tem que enfrentar esse e outros tipos de idiotice.
Em tempo, o dia da secretária é comemorado no dia 30 de setembro este ano (2015) e gostaria de deixar aqui nossas felicitações a todas as secretárias do Brasil.
Até a próxima! #MundoInsano #FalaSério