Somos todos acionistas da Petrobras - Geekonomics
Fala sério Opinando

Somos todos acionistas da Petrobras

Ah minha Petrobras!

Bilhões de reais jogados na lama com corrupção. Incontáveis exemplos de práticas questionáveis de gestão e a nossa Petrobras continua aí tentando se livrar da montanha de prejuízo acumulado durante os últimos anos quando foi abusada economicamente se travestindo de instrumento político para controle de inflação.

petrobras-cotacao

Não é bem isso que um investidor espera quando compra ações da Petrobras e isso eu posso garantir. A Petrobras é mesmo um caso surreal de empresa petrolífera.

A Petrobras dá prejuízo numa área em que possui referência de tecnologia de exploração e que possui quase o monopólio do abastecimento, refino e extração.

A vida da Petrobras seria mais fácil se sua gestão não estivesse posta de quatro perante a política. Seria, porém, ainda mais difícil sem os seus atuais 204 bilhões de acionistas.

É isso mesmo! 204 bilhões ou se preferirem: Todos os brasileiros residentes por aqui.

Não é difícil entender porque todos sócios compulsórios da Petrobrás. Sem contar as maracutaias hoje todo brasileira paga a conta de anos de preços subsidiados da gasolina e diesel. Utilizada para conter artificialmente a inflação e facilitar a eleição desse e daquele Governo, a empresa se beneficia do preço do petróleo, cada vez menor no mercado internacional, mas por aqui não há santo que faça o preço dos combustíveis caírem.

Segundo reportagem publicada hoje (15/12/2015) no jornal Valor Econômico os preços da gasolina e diesel estão respectivamente 32% e 45% acima se comparados aos preços no do petróleo comercializado no mercado internacional.

statistic_id279941_west-texas-intermediate--wti--crude-oil-price-2014-2015

Isso significa dizer que poderíamos estar pagando muito menos pela gasolina e pelo diesel, como já acontece no mundo.

statistic_id262745_change-of-gasoline-price-in-selected-countries-2014-2015

Sem a política de sacanagem da Petrobrás, os caminhoneiros não precisariam fechar estradas em protesto, o consumo não estaria minguando, a produção industrial não estaria com previsão de retração de quase 10%, a inflação não estaria tão fora da meta…

Mas não se preocupem, porque a melhor parte vem agora. A Petrobrás está mantendo os preços tão elevados porque precisa cobrir os rombos, frutos dos subsídios concedidos no passado.

arte15bra-101-defasa-a3

Em suma, a Petrobrás sem dinheiro, cobra mais pelo combustível dos brasileiros. Em última análise, somos todos credores a fundo perdido da Petrobras.

Em resumo somos todos acionistas e nossas ações não são nem ordinárias (ON) nem preferenciais (PN), são RN: Recebe nada!

E você aí pensando que mercado de ações não era para qualquer um hein!

About the author

Anderson Mattozinhos

Anderson Mattozinhos

Economista com MBA em Economia Comportamental, já atuou como Professor na ESPM-SP, é empresário do setor de saúde, podcaster e idealizador do Geekonomics PodCast e site. Nas horas vagas divide seu tempo entre leitura de livros e games.

Instagram

Connection error. Connection fail between instagram and your server. Please try again

Fique Atualizado

Categorias

Gostou desse conteúdo?

Se cadastre na nossa newsletter e não perca mais nada! Receba notícias, novidades sobre Economia Comportamental e atualizações de novos posts.

Você se cadastrou com sucesso!