Coloquem os fones de ouvido e aumentem o som! No ar mais uma Geekonomics Rádio. O tema do PodCast dessa semana é empreendedorismo e vamos investigar e especular como funciona o cérebro do empreendedor.
A conversa, mais uma vez traz a economia comportamental, psicologia e neurociências para o debate onde tentamos entender um pouco mais sobre como o cérebro do empreendedor funciona.
Tá esperando o quê? Dá o play, entre na conversa e não esqueça de mostrar que tem opinião postando seus comentários!
Neste PodCast tivemos como convidados:
Rafael Jordão
Psicólogo organizacional na Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, pós graduando em economia comportamental pela ESPM. Curioso por assuntos que tratam de comportamento humano, ou seja quase tudo.
[button link=”http://geekonomics.com.br/author/rafael-jordao/” color=”default”]Perfil Rafael Jordão[/button]
Alyson Barros
Criador do site Psicologia nova, sócio da unidade CERS [https://www.cers.com.br/ ] de Brasília, analista do planejamento e orçamento; autor de mais de 10 livros, nenhum lançado ainda e workaholic.
[button link=”https://www.psicologianova.com.br/” color=”default”]Alyson – Psicologia Nova[/button]
CITADOS NO PODCAST
– Efeito Forer
O efeito Forer (também chamado de falácia de validação pessoal ou efeito Barnum, depois de P.T. Barnum ter dito que “temos de tudo para todos”) é a observação de que as pessoas julgam exageradamente corretas as avaliações de suas personalidades que, supostamente, são feitas exclusivamente para elas mas que na verdade são vagas e genéricas o bastante para se aplicarem a uma grande quantidade de pessoas. Este efeito explica parcialmente a grande aceitação obtida por certas crenças e práticas como astrologia, grafologia e alguns tipos de testes de personalidade.
Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Efeito_Forer
– GEM – Global Entrepreneurship Monitor
Através de um vasto esforço de coleta de dados coordenado e executado internacionalmente, o GEM é capaz de fornecer informações de alta qualidade, relatórios abrangentes e histórias interessantes, que melhoram muito a compreensão do fenômeno empresarial – mas é mais do que isso. É também uma comunidade cada vez maior de crentes nos benefícios transformadores do empreendedorismo.
Fonte: http://www.gemconsortium.org/
– Barry Schwartz
LINK: https://en.wikipedia.org/wiki/Barry_Schwartz_(psychologist)
– Daniel Kahneman
LINK: https://pt.wikipedia.org/wiki/Daniel_Kahneman
Livro: Michelangelo: Uma vida épica
Capa dura: 752 páginas
Editora: Cosac & Naify; Edição: 1ª (11 de setembro de 2015)
Idioma: Português
ISBN-10: 8540509229
ISBN-13: 978-8540509221
Dimensões do produto: 23,8 x 16 x 4,8 cm
Peso do produto: 1,3 Kg
Livro: O Profeta da Inovação
Capa comum: 770 páginas
Editora: Record (27 de março de 2012)
Idioma: Português
ISBN-10: 8501084301
ISBN-13: 978-8501084309
Dimensões do produto: 22,9 x 15,5 x 4,3 cm
Peso do produto: 1,2 Kg
Lembrando sempre que nosso PodCast é editado pelo Sir. Alexandre Simas Maciel
[button link=”https://www.facebook.com/alexandremacielpodcast/?__mref=message_bubble” color=”default”]Link do Editor[/button]