Mural

Mapa de Nudge Units

mural-002-nudge-units
[et_pb_section fb_built=”1″ _builder_version=”3.0.47″][et_pb_row _builder_version=”3.0.47″ background_size=”initial” background_position=”top_left” background_repeat=”repeat”][et_pb_column type=”4_4″ _builder_version=”3.0.69″ parallax=”off” parallax_method=”on”][et_pb_text _builder_version=”3.0.69″]

Cada vez mais em destaque como instrumento de políticas públicas, a Economia comportamental vem dando grande suporte para melhorar os resultados e comportamentos dos agentes econômicos.

No mapa vemos marcado em azul os locais onde esferas governamentais vem fazendo uso de Nudges para melhorar os resultados. (Via Rotman).

Destaque para Prefeitura do Rio de Janeiro, que apesar de se concentrar em Nudges para melhorar resultados na arrecadação de impostos vem também implementando Nudges para: Redução do índice de desistência no tratamento de tuberculose, em parceria com o Banco Mundial; aumento do envolvimento dos pais na educação dos filhos e antecipação de matrícula; maior atividade física entre idosos; menor fechamento de cruzamentos; maior adesão ao portal da Prefeitura.

[/et_pb_text][/et_pb_column][/et_pb_row][et_pb_row _builder_version=”3.0.69″][et_pb_column type=”4_4″ _builder_version=”3.0.69″ parallax=”off” parallax_method=”on”][et_pb_image src=”http://geekonomics.com.br/wp-content/uploads/2017/08/nudges-units-world.png” _builder_version=”3.0.69″ animation=”off”][/et_pb_image][/et_pb_column][/et_pb_row][et_pb_row _builder_version=”3.0.69″][et_pb_column type=”4_4″ _builder_version=”3.0.69″ parallax=”off” parallax_method=”on”][et_pb_text _builder_version=”3.0.69″]

Resultados divulgados pelo Jornal Estado de São Paulo, mostram outros exemplos mais focados na arrecadação tributária:

a) Uma carta ao fim do ano com dada mensagem conseguiu arrecadar 200% a mais de IPTU em atraso que a carta padrão;

b) as cartas utilizaram diferentes heurísticas e foi 60% mais efetiva que a carta padrão em evitar que o cidadão entrasse na dívida ativa do município.

Clique no botão abaixo para ler a matéria completa publicada no Jornal Estadão.

[/et_pb_text][/et_pb_column][/et_pb_row][et_pb_row _builder_version=”3.0.69″][et_pb_column type=”4_4″ _builder_version=”3.0.69″ parallax=”off” parallax_method=”on”][et_pb_button button_url=”http://politica.estadao.com.br/blogs/blog-do-mlg/usando-nudge-no-setor-publico-brasileiro/” url_new_window=”on” button_text=”LINK ESTADÃO” button_alignment=”center” _builder_version=”3.0.69″ custom_button=”on” button_text_color=”#0c71c3″ background_color=”#00a8ff”][/et_pb_button][/et_pb_column][/et_pb_row][/et_pb_section]

About the author

Anderson Mattozinhos

Anderson Mattozinhos

Economista, bookaholic, tecnófilo e jogador inveterado de videogames.

Fique Atualizado

Categorias

Gostou desse conteúdo?

Se cadastre na nossa newsletter e não perca mais nada! Receba notícias, novidades sobre Economia Comportamental e atualizações de novos posts.

Você se cadastrou com sucesso!