A memória pode estar sabotando seu planejamento - Geekonomics
Economia Economia Comportamental

A memória pode estar sabotando seu planejamento

memoria-meta-data-marcada
[et_pb_section fb_built=”1″ _builder_version=”3.0.47″][et_pb_row _builder_version=”3.0.47″ background_size=”initial” background_position=”top_left” background_repeat=”repeat”][et_pb_column type=”4_4″ _builder_version=”3.0.98″ parallax=”off” parallax_method=”on”][et_pb_text _builder_version=”3.0.98″]

Será que a memória pode estar sabotando nosso planejamento?

[/et_pb_text][et_pb_divider _builder_version=”3.0.98″][/et_pb_divider][et_pb_text _builder_version=”3.0.98″]

Estamos no começo do ano e está na hora de definir as metas de trabalho que você percorrerá nos próximos 330 dias. Vou propor a você um exercício bem rápido. Pense nos projetos e objetivos com os quais vai se comprometer em 2018 e, de 0 a 10, diga o quanto você está seguro de realiza-los.

Agora responda as perguntas abaixo.

[/et_pb_text][et_pb_divider _builder_version=”3.0.98″][/et_pb_divider][et_pb_text _builder_version=”3.0.98″ text_font=”||||||||” header_font=”||||||||”]

Aconteceu algum imprevisto no último ano que tornou seu trabalho mais complexo?

Alguma vez você adicionou itens aos seus projetos considerando que não iriam gerar impacto nas suas atividades?

Quantas vezes você precisou correr para fazer uma entrega que pensou que concluiria rapidamente?

[/et_pb_text][et_pb_divider _builder_version=”3.0.98″][/et_pb_divider][et_pb_text _builder_version=”3.0.98″]

A sua nota se manteria? É provável que enquanto você respondia esse pequeno questionário tenha pensado em reavaliar seu acordo com a gestão… O que pode ter influenciado sua convicção? suas experiências históricas para planejar suas metas, talvez?

Realmente fazemos projeções a partir de vivências passadas.

[/et_pb_text][et_pb_divider _builder_version=”3.0.98″ height=”49px”][/et_pb_divider][et_pb_testimonial _builder_version=”3.0.98″ background_layout=”light” quote_icon_color=”#4f4f4f”]

O problema é que nossa memória não é como um documentário onde os fatos que vivenciamos são reproduzidos. Ela é uma roteirista que ordena as cenas interessantes para fazer com que o protagonista tenha um final feliz.

[/et_pb_testimonial][et_pb_divider _builder_version=”3.0.98″][/et_pb_divider][et_pb_text _builder_version=”3.0.98″]

Nesse processo de edição, a memória corta as cenas menos interessantes, ou seja, os detalhes (especialmente os negativos) deixam de fazer parte da história. Além disso, as cenas são encaixadas umas nas outras para que o filme seja coerente e os tropeços do personagem principal sejam justificados ou minimizados.

Quando “assistimos” a essa lembrança hollywoodiana nos vemos como super-heróis e tendemos a nos sentirmos mais confiantes do que realmente somos. As consequências são conhecidas: cronogramas atrasados, orçamentos estourados ou redução do volume de entregas.

Para diminuir o excesso de confiança, levantar mais e melhores informações não parece ser muito efetivo. É preciso desconstruir a história que sua memória construiu. Uma boa maneira de fazer isso é através de um pre mortem. Pode parecer complicado, mas não é.

[/et_pb_text][et_pb_divider _builder_version=”3.0.98″][/et_pb_divider][et_pb_image src=”http://geekonomics.com.br/wp-content/uploads/2018/01/memoria-planejamento-pre-mortem-2.png” _builder_version=”3.0.98″ align=”center” force_fullwidth=”on”][/et_pb_image][et_pb_divider _builder_version=”3.0.98″ height=”57px”][/et_pb_divider][et_pb_testimonial _builder_version=”3.0.98″ background_layout=”light” quote_icon_color=”#000000″]

Imagine que você está no fim do ano, que implantou os projetos como estão estruturados hoje e que o desfecho foi lamentável. Depois escreva a história dessa tragédia.

[/et_pb_testimonial][et_pb_divider _builder_version=”3.0.98″ height=”34px”][/et_pb_divider][et_pb_text _builder_version=”3.0.98″]

Isso não vai evitar que você se depare com imprevistos, mas pode ajudar a lidar melhor com as dúvidas e a identificar possíveis ameaças que não haviam sido consideradas antes.

Que venham os desafios!

[/et_pb_text][/et_pb_column][/et_pb_row][/et_pb_section]

About the author

Marcela Marcatto

Marcela Marcatto

Marketeira com foco de atuação na relação com consumidores e análise de comportamento de consumo. Amante e viciada em jogos de tabuleiro.

Instagram

Invalid username or token.

Fique Atualizado

Categorias

Gostou desse conteúdo?

Se cadastre na nossa newsletter e não perca mais nada! Receba notícias, novidades sobre Economia Comportamental e atualizações de novos posts.

Você se cadastrou com sucesso!