Economia Comportamental: atualizando os 10 princípios básicos - Geekonomics
Economia Economia Comportamental Eureka

Economia Comportamental: atualizando os 10 princípios básicos

economia-comportamental-capa
[et_pb_section bb_built=”1″ _builder_version=”3.0.47″][et_pb_row _builder_version=”3.0.48″ background_size=”initial” background_position=”top_left” background_repeat=”repeat”][et_pb_column type=”4_4″][et_pb_text _builder_version=”3.9″]

Antes de mais nada e com o perdão do trocadilho, a Economia Comportamental é uma nova forma de pensar economia e de pensar como economista. E essa nova forma de pensar vem aos poucos, não rompendo, mas evoluindo e trazendo com ela o pensamento econômico para a vanguarda da ciência aplicada.

E quando falo de ciência aplicada, quero dizer que muito além de preocupações subjetivas e distantes da realidade das pessoas, a economia tem se ocupado cada vez mais da tarefa de entregar soluções de problemas práticos e cotidianos.

Assim já vemos amplamente divulgado os avanços, por exemplo, de Nudges que levam pessoas a poupar mais para aposentadoria, melhorar a aderência a tratamentos médicos e até mesmo fazer xixi nos locais corretos rsrsrs.

[/et_pb_text][et_pb_divider show_divider=”off” _builder_version=”3.9″]

 

[/et_pb_divider][et_pb_image src=”http://geekonomics.com.br/wp-content/uploads/2018/07/economia-comportamental-nudge-mosca.jpg” force_fullwidth=”on” _builder_version=”3.9″]

 

[/et_pb_image][et_pb_divider show_divider=”off” _builder_version=”3.9″]

 

[/et_pb_divider][et_pb_text _builder_version=”3.9″]

Mas há ainda algumas barreiras a serem ultrapassadas pela Economia Comportamental. A primeira delas na minha opinião é se tornar tema de estudo nos cursos de graduação e pós-graduação. Ainda há uma oferta restrita de créditos em matérias nas Universidades e Centros de Ensino de Pós-Graduação.

Certamente ainda há uma determinada escassez de professores específicos e de referência no tema, no entanto as cadeiras de microeconomia já têm certamente plenas condições de iniciar ao menos uma introdução às descobertas da Economia Comportamental.

Num momento saudosista, fazendo a faxina na biblioteca em casa, tarefa procrastinada por semanas em favor de jogos online (me julguem! Rsrsrs), resolvi folhear meu livro de Introdução à Economia. Aqueles que tiverem passado pela graduação, como eu, devem ser íntimos dele: Introdução à Economia do autor N. Gregory Mankiw.

[/et_pb_text][et_pb_divider show_divider=”off” _builder_version=”3.9″]

 

[/et_pb_divider][et_pb_image src=”http://geekonomics.com.br/wp-content/uploads/2018/07/economia-comportamental-manliw.jpg” align=”center” _builder_version=”3.9″ box_shadow_style=”preset1″]

 

[/et_pb_image][et_pb_divider show_divider=”off” _builder_version=”3.9″]

 

[/et_pb_divider][et_pb_text _builder_version=”3.9″]

Tempos atrás, aproveitei uma promoção, e agindo de forma previsivelmente irracional, comprei a edição mais recente do livro. Ontem foi dia de finalmente abrir pela primeira fez e ler trechos interessantes lembrando dos sufocos das provas e Introdução à Economia do primeiro semestre da faculdade.

Daí que me veio a ideia desse post. Me deparei com os Dez Princípios da Economia e não consegui passar mais para outra página sem uma boa reflexão de cada um deles. Fiquei um bom tempo parado refletindo, de onde resolvi, do alto de toda minha arrogância, pretensão, excesso de confiança e rebeldia, sugerir algumas edições nos tais Dez Princípios.

Minhas sugestões, claro que aproveitam as descobertas da Economia Comportamental, que certamente tem alguns pontos interessantes a propor para melhorar os Princípios de Economia.

[/et_pb_text][et_pb_divider show_divider=”off” _builder_version=”3.9″]

 

[/et_pb_divider][et_pb_text _builder_version=”3.9″]

Vamos então aos Dez Princípios e às sugestões!

[/et_pb_text][et_pb_divider show_divider=”off” _builder_version=”3.9″]

 

[/et_pb_divider][et_pb_text _builder_version=”3.9″ text_font=”|800|||||||” text_font_size=”19px”]

1: As pessoas enfrentam tradeoffs

[/et_pb_text][et_pb_text _builder_version=”3.9″]

Sugestão: As pessoas enfrentam tradeoffs decidindo de maneira previsivelmente irracional

[/et_pb_text][et_pb_divider color=”#000000″ _builder_version=”3.9″]

 

[/et_pb_divider][et_pb_divider show_divider=”off” _builder_version=”3.9″]

 

[/et_pb_divider][et_pb_text _builder_version=”3.9″ text_font=”|800|||||||” text_font_size=”19px”]

2: O custo de alguma coisa é aquilo de que você desiste para obtê-la

[/et_pb_text][et_pb_text _builder_version=”3.9″]

Mantido!

[/et_pb_text][et_pb_divider color=”#000000″ _builder_version=”3.9″]

 

[/et_pb_divider][et_pb_divider show_divider=”off” _builder_version=”3.9″]

 

[/et_pb_divider][et_pb_text _builder_version=”3.9″ text_font=”|800|||||||” text_font_size=”19px”]

3: As pessoas racionais pensam na margem

[/et_pb_text][et_pb_text _builder_version=”3.9″]

Sugestão: Não existem pessoas racionais, na maioria das situações reagimos de forma automática a estímulos

[/et_pb_text][et_pb_divider color=”#000000″ _builder_version=”3.9″]

 

[/et_pb_divider][et_pb_divider _builder_version=”3.9″ show_divider=”off” /][et_pb_text _builder_version=”3.9″ text_font=”|800|||||||” text_font_size=”19px”]

4: As pessoas reagem a incentivos

[/et_pb_text][et_pb_text _builder_version=”3.9″]

Sugestão: As pessoas reagem a Nudges e à influência de outras pessoas ou grupos de pessoas

[/et_pb_text][et_pb_divider color=”#000000″ _builder_version=”3.9″]

 

[/et_pb_divider][et_pb_divider _builder_version=”3.9″ show_divider=”off” /][et_pb_text _builder_version=”3.9″ text_font=”|800|||||||” text_font_size=”19px”]

5: O comércio pode ser bom para todos.

[/et_pb_text][et_pb_text _builder_version=”3.9″]

Mantido!

[/et_pb_text][et_pb_divider color=”#000000″ _builder_version=”3.9″]

 

[/et_pb_divider][et_pb_divider _builder_version=”3.9″ show_divider=”off” /][et_pb_text _builder_version=”3.9″ text_font=”|800|||||||” text_font_size=”19px”]

6: Os mercados são geralmente uma boa maneira de organizar a atividade econômica.

[/et_pb_text][et_pb_text _builder_version=”3.9″]

Mantido!

[/et_pb_text][et_pb_divider color=”#000000″ _builder_version=”3.9″]

 

[/et_pb_divider][et_pb_divider _builder_version=”3.9″ show_divider=”off” /][et_pb_text _builder_version=”3.9″ text_font=”|800|||||||” text_font_size=”19px”]

7: As vezes os governos podem melhorar os resultados de mercados

[/et_pb_text][et_pb_text _builder_version=”3.9″]

Mantido!

[/et_pb_text][et_pb_divider color=”#000000″ _builder_version=”3.9″]

 

[/et_pb_divider][et_pb_divider _builder_version=”3.9″ show_divider=”off” /][et_pb_text _builder_version=”3.9″ text_font=”|800|||||||” text_font_size=”19px”]

8: O padrão de vida de um país depende de sua capacidade de produzir bens e serviços.

[/et_pb_text][et_pb_text _builder_version=”3.9″]

Sugestão: O padrão de vida de um país depende de sua capacidade de produzir e vender bens e serviços. (Vide China e guerra comercial com EUA) Ok esse não teve nada de comportamental, mas não resiste em sugerir essa edição aí rsrsrs.

[/et_pb_text][et_pb_divider color=”#000000″ _builder_version=”3.9″]

 

[/et_pb_divider][et_pb_divider _builder_version=”3.9″ show_divider=”off” /][et_pb_text _builder_version=”3.9″ text_font=”|800|||||||” text_font_size=”19px”]

9: Os preços sobem quando o governo emite moeda demais.

[/et_pb_text][et_pb_text _builder_version=”3.9″]

Sugestão: Os preços sobem quando o governo emite moeda demais e quando há escassez.

[/et_pb_text][et_pb_divider color=”#000000″ _builder_version=”3.9″]

 

[/et_pb_divider][et_pb_divider _builder_version=”3.9″ show_divider=”off” /][et_pb_text _builder_version=”3.9″ text_font=”|800|||||||” text_font_size=”19px”]

10: A sociedade enfrenta um tradeoff de curto prazo entre inflação e desemprego.

[/et_pb_text][et_pb_text _builder_version=”3.9″]

Sugestão: A sociedade enfrenta dois tradeoffs a curto prazo. Um entre inflação, desemprego e outro entre gastar ou poupar para aposentadoria.

[/et_pb_text][et_pb_divider color=”#000000″ _builder_version=”3.9″]

 

[/et_pb_divider][et_pb_text _builder_version=”3.9″]

Acho que assim ficaria melhor à luz de tudo aquilo que já descoberto e evidenciado pela Economia Comportamental. E você, tem alguma sugestão também? Coloca aí nos comentários, vou adorar ler a sugestão de todos.

Até o próximo post!

[/et_pb_text][/et_pb_column][/et_pb_row][/et_pb_section]

About the author

Anderson Mattozinhos

Anderson Mattozinhos

Economista com MBA em Economia Comportamental, já atuou como Professor na ESPM-SP, é empresário do setor de saúde, podcaster e idealizador do Geekonomics PodCast e site. Nas horas vagas divide seu tempo entre leitura de livros e games.

Instagram

Connection error. Connection fail between instagram and your server. Please try again

Fique Atualizado

Categorias

Gostou desse conteúdo?

Se cadastre na nossa newsletter e não perca mais nada! Receba notícias, novidades sobre Economia Comportamental e atualizações de novos posts.

Você se cadastrou com sucesso!