Quais os impactos da cegueira política? - Geekonomics
Opinando

Quais os impactos da cegueira política?

politica-cegueira-capa

O assunto é polêmico, mas nem por isso precisa ser ignorado. Estamos no mês mais longo do ano e junto com tantos dias úteis começa o calendário de eventos eleitorais[1], o que significa que está aberta a temporada de propaganda eleitoral, como comícios, carreatas, distribuição de material gráfico e propaganda na Internet (desde que não paga). Acredito que este não seja o momento mais esperado por você, e talvez você esteja entre os 18,12%[2] da população brasileira que sequer participou da última eleição, mas fica aqui o alerta: a caça ao eleitor começou.

Nós já nos acostumamos a prover nossa própria educação de qualidade, nosso próprio plano de saúde, nossa própria segurança. Nos responsabilizamos pelas atribuições do Estado Democrático destinado a assegurar o exercício dos direitos sociais e individuais, a liberdade, a segurança, o bem-estar, o desenvolvimento, a igualdade e a justiça como valores supremos de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos, fundada na harmonia social e comprometida, na ordem interna e internacional, com a solução pacífica das controvérsias[3]. Sim, essa é a missão maior do Estado descrita na nossa Constituição.

Claro que aqui não vamos discutir e remoer todo o histórico nacional e os motivos que nos levaram ao caos atual, mas queremos explicitar com base na Economia Comportamental, o que acontece quando você opta por ignorar a política.

E por isso, quero apresentar a vocês o conceito do efeito avestruz.

O Efeito Avestruz

 

 

Quando falamos de avestruz já vem a imagem de um bicho com a cabeça enterrada na terra, e esse conceito do efeito avestruz remete bem a essa imagem. Refere-se ao comportamento de ignorar todos os riscos e sinais negativos, e acabamos optando por bloquear as influências negativas em nossas cabeças. As pessoas são expostas a informações desconfortáveis ​​e, em vez de sofrerem ou buscarem mudanças, optam por ignorar completamente as informações[4].

Quando o assunto é política e optamos por esse comportamento/posicionamento caímos em outro problema maior reforçado por este ditado popular: o pior cego é aquele que não quer ver.

Nos sobrecarregamos com as atribuições do Estado, e preferimos ignorar todos os problemas gerados pelas decisões e indecisões políticas, optando assim pela abstenção.

Mas o que a omissão gera de impacto na nossa vida?

O impacto é refletido nas opções default (opções padrões) das políticas públicas que chegam até você antes mesmo que você perceba. E o mais grave é quando se tratam de novas políticas, com novas regras e não apenas uma opção default, há mudanças nas regras do jogo e você nem viu o jogo começar.

Pense nos problemas crônicos do país e avalie: quantas vezes você optou por se abster do assunto e ignorar a pauta? Depois de quanto tempo este assunto chegou com uma opção default ou uma decisão já tomada para a sua realidade?

Deixo aqui algumas pautas críticas[5] para que você avalie se quer interferir agora ou manter o status quo: Reforma da Previdência, Privatizações, Aborto, Foro Privilegiado e Teto do Funcionalismo Público.

 

Referências:

[1] http://www.tse.jus.br/imprensa/noticias-tse/2017/Dezembro/confira-as-principais-datas-do-calendario-eleitoral-das-eleicoes-gerais-de-2018

[2] https://congressoemfoco.uol.com.br/especial/noticias/tse-24-milhoes-de-eleitores-deixaram-de-votar/

[3] http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm

[4] http://geekonomics.com.br/glossario-de-economia-comportamental/

[5] https://br.sputniknews.com/noticias/2018020510453815-congresso-5-pautas-2018/

 

About the author

Ana Carolina Guimarães

Ana Carolina Guimarães

Consultora de gestão para resultados na Falconi e Black Belt, Engenheira Agrícola (UEG), Administradora (UFG), Pós Graduada em Auditoria em Controle (UFG), MBA em Economia Comportamental (ESPM).
Sou encantada por economia comportamental e tudo que podemos fazer através da sua aplicação.

Instagram

Connection error. Connection fail between instagram and your server. Please try again

Fique Atualizado

Categorias

Gostou desse conteúdo?

Se cadastre na nossa newsletter e não perca mais nada! Receba notícias, novidades sobre Economia Comportamental e atualizações de novos posts.

Você se cadastrou com sucesso!