No ar mais um Geekonomics PodCast!
Nesta semana damos continuidade à nossa série onde estamos avaliando algumas situações e fatos das eleições de 2018 sob a ótica da Economia Comportamental. Neste episódio avaliamos como a aversão à perda pode influenciar nossas decisões a respeito de qual candidato selecionaremos na urna.
Para quem ainda não está familiarizado com o conceito de aversão à perda (Loss Aversion), vale dar uma consultada rápida em nosso Glossário de termos relacionados à Economia Comportamental. Clicando no botão abaixo, você vai direto para o Glossário. Lá você encontra uma definição bem resumida do conceito de aversão à perda.
Participaram deste PodCast:
Fábio Ismerim – Cast Geekonomics
Rafael Jordão – Cast Geekonomics
Marcela Marcatto – Cast Geekonomics
Para saber mais sobre os casters e nosso host, você pode dar uma olhada na aba Autores clicando aqui, para ver o que eles têm escrito aqui no Geekonomics!
Certeza de que verão muita coisa legal e interessante por lá!
Então é isso! Esperamos que gostem do episódio e aguardamos seus comentários, dúvidas, elogios e troladas!
Não se acanhe! Mande seus comentários, eles podem ser lidos no próximo episódio!
Até a próxima pessoas previsivelmente irracionais!
Citados neste episódio
Livro: Everybody Lies: Big Data, New Data, and What the Internet Can Tell Us About Who We Really Are
Autor: Seth Stephens-Davidowitz
Gráfico Prospect Theory
Fonte: KAHNEMAN, Daniel; TVERSKY, Amos. Prospect theory: An analysis of decision under risk. In: Handbook of the fundamentals of financial decision making: Part I. 2013. p. 99-127.
Livro: Processo Decisório: Para Cursos de Administração e Economia
Autor: Max Bazerman
Citação: “Nenhuma eleição com mais de dois candidatos está imune à manipulação ou estratégia de votos “teorema de gibbard-satterhwaitte”Free will rush”
Fonte: Reny, Philip J. “Arrow’s theorem and the Gibbard-Satterthwaite theorem: a unified approach.” -Economics Letters 70, no. 1 (2001): 99-105.
Vídeo: Ted bret e Heringer