Podcast

PodCast: Eleições e Aversão à Perda

eleicoes-aversao-perda-capa-2

No ar mais um Geekonomics PodCast!

Nesta semana damos continuidade à nossa série onde estamos avaliando algumas situações e fatos das eleições de 2018 sob a ótica da Economia Comportamental. Neste episódio avaliamos como a aversão à perda pode influenciar nossas decisões a respeito de qual candidato selecionaremos na urna.

Para quem ainda não está familiarizado com o conceito de aversão à perda (Loss Aversion), vale dar uma consultada rápida em nosso Glossário de termos relacionados à Economia Comportamental. Clicando no botão abaixo, você vai direto para o Glossário. Lá você encontra uma definição bem resumida do conceito de aversão à perda.

Participaram deste PodCast:

Fábio Ismerim – Cast Geekonomics

Rafael Jordão – Cast Geekonomics

Marcela Marcatto – Cast Geekonomics

Para saber mais sobre os casters e nosso host, você pode dar uma olhada na aba Autores clicando aqui, para ver o que eles têm escrito aqui no Geekonomics!

Certeza de que verão muita coisa legal e interessante por lá!

Então é isso! Esperamos que gostem do episódio e aguardamos seus comentários, dúvidas, elogios e troladas!

Não se acanhe! Mande seus comentários, eles podem ser lidos no próximo episódio!

Até a próxima pessoas previsivelmente irracionais!

Citados neste episódio

Livro: Everybody Lies: Big Data, New Data, and What the Internet Can Tell Us About Who We Really Are

Autor: Seth Stephens-Davidowitz

Gráfico Prospect Theory

eleicoes-aversao-perda-prospect-theory

Fonte: KAHNEMAN, Daniel; TVERSKY, Amos. Prospect theory: An analysis of decision under risk. In: Handbook of the fundamentals of financial decision making: Part I. 2013. p. 99-127.

Livro: Processo Decisório: Para Cursos de Administração e Economia

Autor: Max Bazerman

Citação: “Nenhuma eleição com mais de dois candidatos está imune à manipulação ou estratégia de votos “teorema de gibbard-satterhwaitte”Free will rush”

Fonte: Reny, Philip J. “Arrow’s theorem and the Gibbard-Satterthwaite theorem: a unified approach.” -Economics Letters 70, no. 1 (2001): 99-105.

Vídeo: Ted bret e Heringer

About the author

Anderson Mattozinhos

Anderson Mattozinhos

Economista, bookaholic, tecnófilo e jogador inveterado de videogames.

Instagram

Invalid username or token.

Fique Atualizado

Categorias

Gostou desse conteúdo?

Se cadastre na nossa newsletter e não perca mais nada! Receba notícias, novidades sobre Economia Comportamental e atualizações de novos posts.

Você se cadastrou com sucesso!