Economia Comportamental: Heurísticas - Geekonomics
Economia Comportamental Glossário

Economia Comportamental: Heurísticas

heuristicas

Heurísticas são comumente definidas como atalhos cognitivos ou regras práticas que simplificam as decisões. Eles representam um processo de substituição de uma questão difícil por uma mais fácil (Kahneman, 2003).

A heurística também pode levar a vieses cognitivos . Existem divergências quanto à heurística em relação ao viés e racionalidade. Na visão rápida e frugal , a aplicação de heurísticas (por exemplo, a heurística de reconhecimento ) é uma estratégia “ecologicamente racional” que faz o melhor uso da informação limitada disponível para os indivíduos (Goldstein e Gigerenzer, 2002).

Existem geralmente diferentes classes de heurísticas, dependendo do seu escopo. Algumas heurísticas, como afeto , disponibilidade e representatividade , têm um caráter de propósito geral; outros desenvolvidos na psicologia social e do consumidor são mais específicos de um domínio, dos quais exemplos incluem heurística de marca, preço e escassez (Shah & Oppenheimer, 2008).

 

REFERÊNCIAS

Goldstein, DG e Gigerenzer, G. (2002). Modelos de racionalidade ecológica: o reconhecimento heurístico. Psychological Review, 109 (1), 75-90.

Kahneman, D. (2003). Mapas de racionalidade limitada: Psicologia para economia comportamental. The American Economic Review, 93, 1449-1475.

Shah, AK e Oppenheimer, DM (2008). Heurística facilitada: uma estrutura de redução de esforço. Psychological Bulletin, 134 (2), 207-222.

About the author

Anderson Mattozinhos

Anderson Mattozinhos

Economista, bookaholic, tecnófilo e jogador inveterado de videogames.

Instagram

Invalid username or token.

Fique Atualizado

Categorias

Gostou desse conteúdo?

Se cadastre na nossa newsletter e não perca mais nada! Receba notícias, novidades sobre Economia Comportamental e atualizações de novos posts.

Você se cadastrou com sucesso!