O novo valor do salário mínimo já foi anunciado, houve reajuste e o valor aumentou, obaaaa!!!

Para muitos pode ser motivo de comemoração, pois a verdade é que quem ganha salário mínimo, vai receber mais, certo? Errado! Nem sempre aumentos de valor podem ser considerados aumentos de verdade quando pensamos como economistas.

Para que um aumento seja relevante para nosso bolso, devemos olhar para a inflação que em última análise pode ser considerada como o preço do dinheiro. Então a regra é: se o aumento foi menor do que a inflação seu dinheiro, mesmo sendo em maior quantidade, passou a valer menos. Você então passou a precisar de mais dinheiro para comprar algo e isso significa que mesmo tendo recebido um aumento, você passou a receber menos!

Tá complicado?

Então nós ajudamos a entender. Escute o PodCast e entenda o que você deve saber antes de comemorar o aumento no salário mínimo ou até mesmo em seu salário normal, mesmo que não seja o mínimo.

Ah! Antes que me esqueça, o pensamento em inflação e o raciocínio em relação ao salário mínimo que explicamos no PodCast, serve também para outras áreas da sua vida econômica como por exemplo: comprar e vender imóveis, avaliar qual percentual de aumento pedir para seu chefe, negociar o reajuste da escolha dos filhos, analisar se o aumento do plano de saúde foi abusivo ou não…

Enfim são muitas aplicações. Então não perca seu tempo, escuta logo o PodCast e entenda como tudo isso interfere na sua vida e no seu bolso. E se ficar com alguma dúvida depois de ouvir o PodCast, não se preocupe, pode enviar para gente ou postar no comentário que responderemos com prazer!

Boa audição pessoal!

Participaram deste PodCast

Anderson Mattozinhos – Host Geekonomics
Quintiliano Campomori – Educando Seu Bolso

Edição e compilação de áudio