Um dos principais centros de estudos, pesquisa e projetos em Economia Comportamental, o Behavioural Insights Team, postou hoje em sua conta no Twitter o lançamento de seu relatório de projetos internacionais. No relatório constam diversos casos de aplicação de insights em Economia Comportamental, realizado com parceiros ao redor do Mundo.

O Behavioural Insights Team (BIT na sigla em inglês), nasceu como uma unidade de suporte dentro do Governo do Reino Unido, quando ainda respondia pelo nome de Nudge Unit. Atuando desde o ano de 2010, o BIT tem histórico amplo de atuação e suporte para aplicação de insights comportamentais em políticas públicas o que já rendeu mais de 750 projetos.

Um dos principais trabalhos do BIT, a Applied, uma plataforma de recrutamento on-line criada no BIT para eliminar preconceitos nas contratações de pessoas, já foi usada por mais de 70.000 candidatos a emprego.

Behavioural Insights Team no Brasil?

O relatório publicado hoje pelo BIT, trouxe um estudo de caso onde foi utilizada a Economia Comportamental para melhorar a gestão de resíduos e os consequentes impactos ambientais que a má gestão dos mesmos pode causar ao meio ambiente.

O trabalho, realizado em parceria com a Prefeitura de Fortaleza, teve como objetivo aumentar o engajamento da população e sua conscientização a respeito da gestão dos resíduos. Os resultados do estudo serão publicados somente em 2019, mas detalhes já podem ser consultados no relatório.

Em sua descrição o relatório traz alguns pontos a respeito do trabalho que vem sendo realizado. Vejamos quais são:

  • Foi realizado um trabalho exploratório em parceria com a Prefeitura de Fortaleza e várias agências que trabalham na gestão de resíduos;
  • Envolvimento dos cidadãos nas proximidades dos ecopontos (centros de reciclagem);
  • Identificação de medidas para redução do lixo visível nas ruas;
  • Elaborado um Randomized Controlled Trial (RCT) para identificar estratégias ótimas que incentivem os cidadãos a reciclar;

O BIT tem aumentado a realização de estudos ao redor do mundo por meio de parcerias, fato que já levou a instituição a estar presente em mais de uma dezena de países. Publicado também no relatório International development and behavioural insights, consta um mapa onde o BIT tem realizado seus projetos em Economia Comportamentais e Insights Comportamentais.

The Behavioural Insights Team | International Development Report 2019

O relatório o BIT traz uma excelente notícia para o Brasil.

Além de ser palco para um estudo de caso de padrão internacional de uma das instituições mais renomadas em Economia Comportamental no mundo, é muito interessante perceber que o tema já vem sendo pauta de instituições como a Prefeitura de Fortaleza.

Abaixo constam dois exemplos retirados do relatório, com material e alguns detalhes sobres as ações que foram executadas, incluindo até mesmo recompensas que incluem descontos na conta de energia elétrica ou doações para caridade.

The Behavioural Insights Team | International Development Report 2019

Certamente esse pode ser um facilitador para que mais setores da gestão pública estejam abertos a utilizar de Economia Comportamental em suas políticas e projetos.

Até a próxima Geeks!