A Betina a essas alturas já faz parte de um dos muitos capítulos bizarros da história da internet, mas nem por isso ela deixou de ser um excelente caso a ser discutido quando se trata de comportamento. É por isso que nós do Geekonomics não poderíamos deixar de dedicar um de nossos podcasts a este, que sem dúvida, será um dos assuntos mais lembrados de 2019.

A Empiricus, empresa que contratou Betina, sem dúvidas foi muito além da mera apelação e promessas enganosas em sua propaganda. A grande verdade é que a Empiricus e sua criação – Betina – Foram um experimento onde o objetivo final não era apenas vender uma ilusão de que é possível se tornar milionário facilmente.

A Empiricus, na verdade, quiz fabricar mais um influencer digital.

Quem acompanha ou já acompanhou a Empiricus sabe que o negócio deles é e sempre foi convencer as pessoas de suas teorias a respeito dos melhores investimentos para se fazer hoje com vistas para o maior retorno possível no futuro.

E quem está navegando na internet e segue algum dos perfis das empresas que trabalham com investimentos, sabe muito bem que um dos esforços de venda mais utilizados atualmente está concentrado em estratégias de propaganda disfarçada de conteúdo publicado e amplamente divulgado pelos influencers digitais.

Influencers e Prova Social

Muitas empresas já vêm fazendo ostensivamente na internet esse tipo de movimento, contratando influencers com base em sua horda de seguidores zumbis. Essa massa, muitas vezes não crítica, acreditam em tudo quanto é devaneio dito ou feito por eles. E isso cria o efeito desejado a ser explorado para vender mais: potencializar a prova social.

Essa estratégia que se concentra especificamente em explorar a Prova Social, nada mais é do que utilizar a influência exercida por outros, para direcionar nossa atenção e consequentemente alterar nosso comportamento.

E não menospreze a influência que outros exercem em nosso comportamento. Quando não sabemos como nos comportar, ou quando temos dúvida a respeito de qual caminho seguir, buscamos nos outros informações sobre seus comportamentos e simplesmente nos conformamos a segui-los. Acontece ainda quando queremos conquistar certo status social ou ser aceito ou ainda visto como pertencente a um determinado grupo social.

Nada contra influencers, pelo contrário. Acho mesmo que tem muita gente responsável prestando um excelente serviço de educação e informação na internet.

No entanto temos que estar atentos. E para te ajudar a estar atento publicamos esse PodCast sobre a Betina onde discutimos pontos importantes para você não se tornar mais um zumbi a seguir pessoas que antes de estarem querendo ajudar a informar, querem mesmo é ajudar alguém a vender algo.

Até a próxima pessoal!

Participaram deste PodCast

Anderson Mattozinhos – Host Geekonomics

Marcela Marcatto – Caster Geekonomics

Quintiliano Campomori – Caster Geekonomics

Edição

Nosso PodCast é editado e compilado pelo Alexandre Simas Maciel. Clique aqui para conhecer mais sobre o trabalho dele.