Se você tem acompanhado nossas redes sociais deve ter percebido que estou em Viçosa MG para o IV Workshop de Economia Comportamental. O evento realizado na UFV (Universidade Federa de Viçosa é organizado pela LANP (Liga Acadêmica Newton Paulo Bueno de Economia Comportamental). Este ano o evento foi realizado em dois dias e contou uma novidade: minicursos.

É sempre muito bom participar do evento. Neste ano o Geekonomics já completa 3 participações, sendo que ainda somos apoiadores do evento. O primeiro foi dedicado para apresentação dos resultados de pesquisas realizadas pela LANP, onde tivemos a grata surpresas em saber que uma delas foi realizada com base em uma recomendação nossa feita no último Workshop.

Vou deixar para contar mais das pesquisas em outro post, ok?

Além das pesquisas, o primeiro dia de evento teve como palestrante Guilherme Lima. Guilherme que é professor no MBA de Economia Comportamental da ESPM e sócio da Consultoria Ponto Futuro, apresentou resultado de duas pesquisas realizadas por ele, uma onde analisa as projeções do Relatório Focus fazendo um link com nosso excesso de confiança, otimismo, falácia do planejamento e outros vieses e mostrando como projeções podem nos levar a decisões não tão ótimas quando avaliadas em retrospectiva.

Guilherme apresentou ainda outra pesquisa onde avaliou o desconto intertemporal de pequenas empresa, medido pela taxa de desconto de recebíveis de cartões de crédito. Uma pesquisa muito interessante em que merece destaque o achado de que funcionários de pequenas empresas apresentam menos impaciência e consequentemente menor desconto intertemporal que os proprietários.

Também não vou mais detalhes das pesquisas aqui, porque Guilherme já está confirmado para em nosso PodCast no mês de junho deste ano e claro que vamos detalhas as pesquisas dele por lá, além é claro de muitos outros assuntos.

Esse então foi o primeiro dia!

O segundo dia teve palestra minha onde abordei o tema: Como Pensar como Economista Comportamental.

Aproveito para deixar aqui os slides para quem foi e também para quem não foi e quiser ter uma ideia do que falamos e dos assuntos que abordamos. Mas fique ligado porque ainda esta semana vamos contar em detalhes como foi o segundo dia e postar algumas fotos também 😉

Para baixar os slides, basta colocar o e-mail no formulário abaixo, e confirmar a inscrição em nossa lista que enviaremos os slides para você.