Mais uma vez estamos transmitimos ao vivo o Nobel de Economia e vamos contar por aqui tudo que aconteceu, quais as pesquisas e porque o prêmio Nobel  de 2019 é importante para as Ciências Econômicas.

O Prêmio Sveriges Riksbank em Ciências Econômicas em Memória de Alfred Nobel 2019 foi concedido em conjunto a Abhijit Banerjee, Esther Duflo e Michael Kremer “por sua abordagem experimental para aliviar a pobreza global”.

nobel economia 2019 - saiba tudo

Um tema de grande relevância para o mundo e certamente de muita relevância para as Ciências Econômicas. Nas pesquisas que tiveram grande apelo experimental foram identificados que fatores que são impactados pela pobreza e como ela prejudica diversas áreas com impactos severos para a sociedade.

Na apresentação houve destaque para a questão da educação e de como a pobreza afeta o aprendizado e a qualidade do ensino. Foi comentado a respeito de como instrumentos convencionais aplicados em educação podem fracassar em ambientes onde a pobreza está presente.

Um prêmio importante por dois pontos principais. Primeiro por termos a segunda mulher em toda história a receber o prêmio por sua pesquisa. Como ressaltado pele Academia Sueca de Ciências, a Esther Duflo foi laureada não por ser mulher, mas sim pela qualidade e relevância de sua pesquisa.

Em segundo lugar, temos a enorme relevância do tema para a sociedade, conectando aquilo que parece ser a grande relevância da Ciência Econômica para o mundo: o fornecimento de insights e proposição de rumos para solucionar os dilemas do desenvolvimento e os impactos sociais advindos dele.

Uma premiação onde a academia reforçou a importância da pesquisa experimental em economia, mostrando principalmente quais políticas funcionam e quais não funcionam no combate a pobreza.

Importante dizer que que o método experimental, recebeu grande destaque no anúncio da premiação, principalmente pela sua conexão com a realidade indicando com propriedade aquilo que funciona e aquilo que não funciona em termos de intervenções para melhoria do ambiente e dos impactos da pobreza em diversas áreas como educação e saúde por exemplo.

Além da pesquisadora Esther Duflo tivemos mais dois premiados dentro do mesmo tema. Foram eles: Abhijit Banerjee, Esther Duflo e Michael Kremer.

Na apresentação do prêmio que contou com uma ligação ao vivo para Esther Duflo, fica claro que o a educação teve um papel importante na escolha dos premiados.

Recebeu destaque, o que a Academia chamou de: a crise do aprendizado, em que não apenas importa a estrutura e tecnologias educacionais, mas também fatores pessoais ligados ao desenvolvimento econômico.

nobel economia 2019

© Johan Jarnestad / Academia Real Sueca de Ciências

 

Neste ponto a fala da Academia mostrou que nem sempre melhores resultados em desempenho educacional dependem de metodologias e melhores materiais didáticos, mas sim da melhoria de fatores socioeconômicos como a fome e a pobreza.

Um Prêmio Nobel sem dúvidas muito relevante. Relevante para a Ciência Econômica e também para a sociedade que em última análise, deve ser sempre o objetivo de todo ciência.

Até a próxima Geeks!