On Freedom é um livro complementar ao famoso Nudge. Escrito por Cass Sunstein que é também co-autor de Nudge, On Freedom à primeira vista pode parecer pequeno. É um livro para ler em uma hora ou menos dependendo de sua proficiência em inglês.

Infelizmente ainda sem tradução para português, o livro apesar de curto, traz importantes reflexões a respeito de como a arquitetura de escolha pode melhorar a vida das pessoas.

Um dos méritos é trazer explicações como a que reproduzo abaixo sobre alguns temas que a princípio podem parecer distantes daqueles que estão iniciando o contato com a área de Economia Comportamental.

Ainda na primeira parte Sunstein explica que o livro é:

“… um conto sobre arquitetura de escolha – o ambiente em que as escolhas são feitas. A arquitetura de escolha é inevitável, vendo-a ou não, ela sempre afeta nossas escolhas. É o equivalente a água. O clima é em si uma forma de arquitetura de escolha, porque influencia o que as pessoas decidem. Em dias que neva, por exemplo, é mais provável que as pessoas comprem carros com tração nas quatro rodas, que nem sempre amam, e revendam no mercado de maneira invulgarmente rápida.” (Sunstein, Cass R .. On Freedom, p. 11)

Da mesma forma que Thaler e o próprio Sunstein trazer no livro Nudge, “se desejamos que as pessoas se engajem em determinados comportamentos, devemos tornar as escolhas simples.”

O mesmo acontece com o processo de aprendizado.

Em On Freedom, Sunstein, como pode ser visto no trecho acima, traz os conceitos de forma simples, com exemplos práticos aplicados. Essa forma de escrever e ensinar, deixa a leitura do livro leve, interessante e prazerosa.

Sunstein explica a certa altura, sobre a inevitabilidade da arquitetura de escolha. Não há como ser imune a ela.

A arquitetura está presente em todo ambiente, é como o ar que respiramos. Nem sempre notamos que o ar está presente e então respiramos normalmente, levamos nossa vida, tromamos decisões e tudo mais.

A arquitetura de escolhas é inevitável como o ar.

on freedom cass sunstein - arquitetura de escolha

Não há maneiras de estamos imunes a ela, não temos como evitar o contexto onde estamos inseridos.

Outro conceito interessante reforçado por Sunstein no livro é o que ele chama de Navigability. Mal traduzido para português: navegabilidade. É a navegabilidade que permite a nós seres humanos, exercer a liberdade de escolha.

Ambientes onde a escolha não é facilitada em geral ampliam vieses cognitivos como inércia decisória, status quo, provas sociais, sobrecarga de informação e muitos outros.

Em On Freedom, separei mais um trecho em que o autor mostra de forma bem direta e aplicada, como entender o conceito de navegabilidade.

“Os obstáculos à navegabilidade diminuem a liberdade, mesmo que as pessoas mantenham a liberdade de escolha. Como o dispositivo GPS e os exemplos do Food Plate sugerem, muitas cutucadas e muitas formas de arquitetura de escolha têm o objetivo de aumentar a navegabilidade – de tornar mais fácil para as pessoas chegarem ao seu destino preferido. A vida pode ser simples ou difícil de navegar, e a arquitetura de escolha útil promove uma navegação simples.” (Sunstein, Cass R .. On Freedom, p. 44)

No livro há todo um capítulo dedicado ao tema da navegabilidade. Sem dúvidas o capítulo que mais gostei 😉.

O review com nossa avaliação geral segue abaixo.

 

Nosso review
  • 10/10
    Relevância do tema - 10/10
  • 7/10
    Estrutura e organização - 7/10
  • 10/10
    Didática - 10/10
  • 10/10
    Facilidade e fluidez de leitura - 10/10
  • 6/10
    Profundidade dos conceitos - 6/10
8.6/10

Comentário

Leitura simples e fácil que enriquece e complementa os conhecimentos sobre Nudges e arquitetura de escolha.