Será que mulheres bonitas são menos confiáveis? E quanto aos homens?

Homem ou mulher? Quem é mais confiável no comando de uma empresa? Mulheres e homens mais bonitos inspiram mais ou menos confiança? Parte dessas perguntas podem ter sido respondidas por um estudo publicado recentemente.

Espera aí! Você não pode achar mesmo que essa comparação faz sentido, não né mesmo?

Afinal de contas o que tem o sexo a ver com confiabilidade? Nada, não é mesmo?

Nem sempre as coisas são como parecem ser. Em se tratando de confiança no ambiente empresarial, estudos têm frequentemente encontrado evidências que não apenas o sexo, mas a beleza interfere e muito no julgamento que pessoas fazem umas das outras.

É claro que as coisas não deveriam funcionar dessa forma. Racionalmente ninguém deveria julgar uma pessoa pela sua aparência ou pelo seu sexo. Mas somos seres humanos e não máquinas racionais. Erramos e somos sim frequentemente influenciados por vieses, emoções e pelo contexto.

mulher bonita menos confiavel - charge

Muitas vezes seguimos por caminhos inconscientes onde não raro, tomamos decisões e temos certas atitudes que normalmente não teríamos se pensássemos um pouco mais sobre o assunto ou se tomássemos um certo cuidado antes de seguir com nossas ações ou decisões.

Mulheres bonitas e confiabilidade: o que diz a ciência?

No estudo conduzido pela professora e pesquisadora Leah D. Sheppard da Washington University encontrou evidências de que em empresas, a beleza das mulheres influenciava o julgamento das pessoas sobre a confiabilidade.

Em entrevista publicada na Revista Harvard Business Review a pesquisadora explicou o experimento conduzido por ela e comentou alguns resultados que compartilho abaixo.

Sobre a configuração do experimento Leah disse que era solicitado aos participantes julgar a confiabilidade de um CEO da empresa após uma de suas decisões ser exposta ao participante do experimento.

Divididos em 4 grupos cada participante recebia o comunicado com a decisão do CEO e logo após era chamado a avaliar sua confiabilidade. Neste momento era mostrada uma foto do CEO, hora fotos de homens e hora fotos de mulheres, cada qual com diferentes abordagens: mais ou menos atraentes fisicamente.

Os resultados mostraram que mulheres lindas eram vistas como menos sinceras, menos confiáveis como líderes. Para os homens, o experimento não encontrou evidências significativa na confiabilidade entre aqueles mais e menos atraentes.

mulheres bonitas menos confiaveis - grafico

Fonte: SHEPPARD, Leah D.; JOHNSON, Stefanie K. The Femme Fatale Effect: Attractiveness is a Liability for Businesswomen’s Perceived Truthfulness, Trust, and Deservingness of Termination. Sex Roles, p. 1-18, 2019.

Segundo Leah D. Sheppard, há suspeita de que haja uma “preocupação subconsciente entre pessoas de ambos os sexos de que as mulheres lindas vão usar a beleza para manipular os outros, principalmente os homens. Isso pode ter raízes evolucionárias; historicamente, atratividade é uma ferramenta utilizada por mulheres para competir pela atenção dos homens e, por meio deles empreender sua escalada social.”

E você o que acha disso?

Por aqui, salvo algumas considerações na configuração do experimento, achamos bem razoáveis a descoberta e análise sobre como a beleza pode interferir nos julgamentos que fazemos dos outros. (Fonte: HBR, 11/2019).

 

Fontes

SHEPPARD, Leah D.; JOHNSON, Stefanie K. The Femme Fatale Effect: Attractiveness is a Liability for Businesswomen’s Perceived Truthfulness, Trust, and Deservingness of Termination. Sex Roles, p. 1-18, 2019.

Revista Havard Business Review, novembro de 2019, páginas 16-17.