Seres humanos são mestres em projetar o futuro. Com pouca, muita ou nenhuma informação, muitas vezes precisamos de alguns poucos segundos para refletir e apresentar nossa previsão futura.

Pode ser um futuro complexo para uma empresa ou mercado, ou mesmo um simples resultado do um campeonato de futebol, não importa.

Se perguntarem, arranjamos um cálculo mental aqui, pegamos uma informação que achamos dar liga ali e pronto! Temos nossa aposta no futuro.

É curioso como prever o futuro faz parte de nosso cotidiano. Sem perceber fazemos milhares de projeções futuras em nosso dia.

Já parou para pensar se é mesmo função das previsões acertar? E na mosca?

Será que prever não se aproxima mais de um exercício de criar cenários possíveis para antecipar decisões e ações, minimizando os efeitos do desconhecido nos processos decisórios?

O exercício de pensar o futuro é sem dúvida necessário. Não raro ele ajuda na tomada de decisão, na gestão de riscos e minimização de perdas.

E é por tudo isso que este Geekonomics PodCast trás o tema: Projeções!

O Convidado

Para este Geekonomics PodCast tivemos como convidado o Guilherme Lima, que além de professor é consultor e sócio fundador da Ponto Futuro.

 

projeções - geekonomics podcast - bio guilherme lima

Citados no PodCast

– Artigo do Guilherme Lima sobre os desvios nas previsões do relatório Focus do Banco Central do Brasil. Clique aqui para ler

– Site da Ponto Futuro Consultoria. Acesse aqui.

– Linkedin da Ponto Futuro Consultoria. Acesse aqui.

– Linkedin do Guilherme Lima. Acesse aqui.