Economia Comportamental Mural

Viés do presente: Economia Comportamental online

vies do presente - capa

O viés do presente pode ser utilizado para levar você a decisões impulsivas, explorando sua impaciência. Como vamos ver neste post, com um exemplo de viés do presente, nem sempre a Economia Comportamental é utilizada para o bem. Por isso é importante conhecer alguns vieses mais comuns que apresentamos e conversar a respeito e estratégias e atitudes para evitá-los.

Um exemplo muito comum onde a impaciência (viés do presente) é explorada como forma de incentivar o consumo impulsivo são as hospedagens de arquivos em nuvem. Hoje em dia é muito comum armazenar arquivos online em plataformas como DropBox, OneDrive ou Google Drive. Alguns concorrentes neste mercado, tem utilizado estratégias e posicionamentos irregulares, tudo para que sejamos levados a decisões sem pensar.

Muitos sites que hospedam arquivos ilícitos de material sujeito a Direitos autorais como: livros, revistas, filmes dentre outros, cobram uma espécie de pedágio para aqueles que desejam realizar o download e não querem esperar, ou seja, para aqueles que apresentam comportamento influenciado pelo viés presente. Mas não é apenas para download de arquivos ilegais, também vemos a mesma estratégia para arquivos lícitos compartilhados por usuários.

Quanto vale o pedágio para antecipar?

– Velocidade do Download: quando selecionamos um download de nosso interesse, algumas opções são mostradas. Nestas há clara exploração do viés do presente ou da nossa impaciência. Aos não assinantes são mostradas opções de download onde, há a opção de download lento e gratuito e a opção de pagar pela assinatura e realizar o download em alta velocidade.

viés do presente online - tipos downaload

– Tempo extra de espera: ao escolher a opção de download gratuito, um relógio com contagem regressiva se inicia. Nele é contado o tempo de espera para iniciar o download, geralmente o tempo de um minuto. Mas não para por aí. O contador regressivo de tempo só funciona se você ficar com a janela do navegador ativa na página. Então se você for visitar outra página a cronômetro para. Seria genial se não fosse moralmente questionável. No tempo de espera várias são as saliências na página que tentam explorar nossa pressa e desejo constante pela recompensa imediata, conhecida na Economia Comportamental como viés do presente.

viés do presente - tempo-espera-download

– Links infinitos de ads (propaganda): Depois de passado o tempo no cronômetro, o botão do download é habilitado. Mas ao clicar… Abrem um monte de outras janelas no navegador, com infinitas propagandas. Depois de fechar todas e se perder um pouco, você consegue retornar a página e lá novamente tem mais oferta de assinatura e outro link para download. Alguns sites ao clicar no segundo link de download, ainda colocam mais publicidade. Outros liberam o download do arquivo.

– Tempo de download: aqui é sem dúvidas onde quem se interesse em fazer o download passa pela prova de fogo. A velocidade que o arquivo é baixado é tão lenta, que indicadores de estimativa de tempo de download chegam a mostrar um tempo estimado de dias. Haja resiliência e determinação para esperar.

viés do presente - tempo-downalod-velocidade

Como disse no início deste post, não é simples evitar essas ações moralmente condenáveis. Eu mesmo confesso já ter assinado uma vez um serviço por trinta dias, apenas para conseguir realizar o download mais rapidamente sem passar por todas essas dificuldades e espera que relatadas acima.

E você, me conta aí! Já se deparou com esse tipo de situação na internet? O que você fez?

Vou terminando por aqui, mas se você quiser ler mais sobre o assunto, posso deixar aqui um link para você esperar 1 minuto, clicar num botão que abrirá um monte de propaganda de outros sites e no final tentar baixar o restante do post num link de download tão lento, que você pode nem estar mais vivo para ler kkkkkkkkk.

Até a próxima Geeks!

About the author

Anderson Mattozinhos

Anderson Mattozinhos

Economista, bookaholic, tecnófilo e jogador inveterado de videogames.

Fique Atualizado

Categorias

Gostou desse conteúdo?

Se cadastre na nossa newsletter e não perca mais nada! Receba notícias, novidades sobre Economia Comportamental e atualizações de novos posts.

Você se cadastrou com sucesso!