Influencers, Big Brother e Comportamento - Geekonomics
Podcast

Influencers, Big Brother e Comportamento

influencers-capa-post

Influencers…

Não há como falar sobre internet sem citar os influencers hoje em dia. Aqui no Geekonomics PodCast, no entanto estamos interessados em avaliar como essa nova modalidade de informação / marketing / publicidade pode interferir em nosso comportamento.

Desde comprar por impulso ou comprar porque recebeu informação detalhada e pertinente de influencers, nosso comportamento tem sido impactado para o bem e para o mal. Basta olhar ao redor e refletir sobre como pessoas os imitam em sua forma de vestir, falar e até mesmo na forma de agir.

Mais do que tendências ou dicas, influencers têm interferido em nossas preferências e o resultado é que pessoas por vezes acabam renunciando às suas individualidades. Pior acontece quando vemos veículos de mídia se aproximarem da popularidade de influencers para alavancar a audiência de algum programa de TV. O Big Brother sem dúvida é um exemplo recente bem emblemático.

influencers-big-brother

Em Economia Comportamental, esses comportamentos de “imitação” são amplamente estudados. Pesquisas que avaliam comportamentos como estes, em que pessoas seguem comportamentos adotados por outras pessoas ou grupo de pessoas, são realizadas e possuem denominação de prova social ou norma social.

Já falamos aqui no site sobre esse tipo de comportamento que pode ser classificado basicamente de duas formas:

– Influência normativa: implica conformidade para ser aceito ou apreciado.

– Influência informacional: ocorre em situações ambíguas em que não temos certeza sobre como se comportar e procurar informações ou sugestões para os outros.

E é por tudo isso que resolvemos gravar um podcast sobre influencers. Comentamos alguns casos que aconteceram no Big Brother e aproveitamos para fazer algumas boas reflexões sobre o estágio atual das coisas.

Participaram desse Geekonomics PodCast

Anderson Mattozinhos – Host Geekonomics

Quintiliano Campomori – Cast Geekonomics

Raquel Andrade – Convidada

About the author

Anderson Mattozinhos

Anderson Mattozinhos

Economista, bookaholic, tecnófilo e jogador inveterado de videogames.

Instagram

Invalid username or token.

Fique Atualizado

Categorias

Gostou desse conteúdo?

Se cadastre na nossa newsletter e não perca mais nada! Receba notícias, novidades sobre Economia Comportamental e atualizações de novos posts.

Você se cadastrou com sucesso!