Circuit Breaker e Economia Comportamental - Geekonomics
Economia Comportamental

Circuit Breaker e Economia Comportamental

Esta semana a Bolsa de Valores brasileira, a B3 (Bolsa Brasil Balcão), acionou o mecanismo para de Circuit Breaker dada a grande instabilidade do mercado. Neste post vamos explicar o Circuit Breaker e sua relação com a Economia Comportamental.

O que é Circuit Breaker?

É um mecanismo acionado na B3 (Bolsa de Valores Brasileira) que tem como objetivo conter movimentos bruscos em negociações de ações.

Em dias de grande instabilidade (volatilidade) no mercado, o Circuit Breaker pode ajudar, reduzindo a tensão de investidores e contendo a impulsividade motivada pelo medo ou Fear of Missing Out (Medo de ficar de fora) dos movimentos ou do “conhecimento” adotados pela maioria.

Circuit Breaker e Economia Comportamental - bolsa valores brasileira b3

Circuit Breaker como mecanismo de Economia Comportamental

Penso que o Circuit Breaker é mecanismo para ativar o Sistema 2 dos investidores. Com isso os investidores ganham tempo para que possam pensar o que fazer, dada a grande instabilidade do mercado e das negociações na Bolsa de Valores.

Este mecanismo da B3, também pode ser visto como uma tentativa de frear o movimento de manada dos investidores. Outra função bem ligada à Economia Comportamental.

Na dúvida a respeito do estado atual das coisas, os investidores podem escolher seguir o movimento da maioria aumentando a volatilidade do mercado.

Circuit Breaker e Economia Comportamental - investidor

Em termos de tomada de decisões este comportamento é característico, quando temos dúvida sobre como nos comportar e, portanto, embasamos nossas decisões naquilo que os outros estão fazendo. Tipicamente motivado por prova social, neste caso.

Pode ainda ser um movimento dos investidores pelo medo de não ter compreendido o momento ou simplesmente pelo medo de ficar de fora.

Como todo mundo está em pânico…

Às vezes por insegurança, desconhecimento ou medo, acreditamos que é melhor decisão a tomar é seguir com a maioria. O problema é que nem sempre isso é verdade.

Até a próxima pessoal, bons investimentos e Don´t Panic!

About the author

Anderson Mattozinhos

Anderson Mattozinhos

Economista, bookaholic, tecnófilo e jogador inveterado de videogames.

Instagram

Invalid username or token.

Fique Atualizado

Categorias

Gostou desse conteúdo?

Se cadastre na nossa newsletter e não perca mais nada! Receba notícias, novidades sobre Economia Comportamental e atualizações de novos posts.

Você se cadastrou com sucesso!