Podcast

Coronavírus: impacto do surto no comportamento

coronavirus-podcast-capa-post

A escalada do Coronavírus mais do que causar riscos à saúde, tem incitado muitos comportamentos enviesados e alarmistas. Relatos de corrida à mercados, escassez de produtos como álcool gel e máscaras, fechamento de escolas e muito mais.

Nesse contexto em que muita informação está sendo divulgada e compartilhada nas redes sociais, não faltam notícias falsas (fake News) e imprecisas que servem apenas para aumentar o medo e paranoia em torno à epidemia de coronavírus.

Um contexto de medo e pânico não é o melhor para a tomada de decisões. Basta uma pesquisa simples na internet para ver casos de escassez de itens básicos de higiene e alimentos.

Vejam o volume de pesquisas sobre Coronavírus no Brasil e no mundo

 

coronavirus-podcast-google-trends-brasil

coronavirus-podcast-google-trends-mundo

Relatos já mostram que os Norte Americanos já estão se mobilizando e adotando comportamentos semelhantes ao praticado quando da ameaça de desastres naturais como furacões e tornados.

Nesse contexto, nós resolvemos adotar o comportamento da maioria, pelo menos em parte, e lançar um podcast extra com a temática do Coronavírus e algumas considerações da Economia Comportamental sobre esse momento de medo e pânico pelo mundo.

Participaram desse PodCast

Anderson Mattozinhos – Host Geekonomics

Quintiliano Campomori – Cast Geekonomics

Links citados nesse podcast

Artigo Cass Sunstein na Bloomberg – LINK

Artigo New York Times – LINK

About the author

Anderson Mattozinhos

Anderson Mattozinhos

Economista, bookaholic, tecnófilo e jogador inveterado de videogames.

Fique Atualizado

Categorias

Gostou desse conteúdo?

Se cadastre na nossa newsletter e não perca mais nada! Receba notícias, novidades sobre Economia Comportamental e atualizações de novos posts.

Você se cadastrou com sucesso!