Podcast

Oniomania: compulsão por compras

oniomania-podcast-capa-post

Olá Geeks

Recebemos nas últimas semanas um e-mail de nossa ouvinte Mércia C. que nos perguntou sugestões de Nudge para ajudar na mudança de hábitos quando a pessoa sofre de Oniomania. Então resolvemos gravar um PodCast com esse tema.

Aproveitamos para agradecer a nossa ouvinte Mércia pelo e-mail que nos deu uma ótima ideia de tema para gravar. Esperamos que esta nossa discussão do tema possa ajudar de alguma forma, seja com informações ou com reconhecimento de que todos em algum grau podem ter passado por momentos em que o comportamento foi muito parecido com aquele das pessoas que sofrem de oniomania.

O que é Oniomania?

A compra compulsiva (oniomania) é um distúrbio que começou a receber atenção dos pesquisadores nos últimos anos. Está relacionado ao conceito de Shopping Addiction (Vício em compras).

Estima-se que o distúrbio afete de 2 a 8% da população adulta em geral nos EUA, segundo dados de pesquisas na área. Outros estudos mostram mais dados curiosos. Cerca de 90% das pessoas afetadas são do sexo feminino.

Os pesquisadores ainda demonstram que em geral a oniomania tem início no final da adolescência ou no início dos anos vinte, e o distúrbio é geralmente crônico.

Mesmo aqueles que não sofrem de oniomania podem manifestar comportamentos semelhantes ao das pessoas que sofrem do distúrbio. Afinal de contas, quem nunca passou por momentos de maior compulsão por comprar?

Participaram deste PodCast

Anderson Mattozinhos – Host Geekonomics

Quintiliano Campomori – Caster Geekonomics

Citados no PodCast

Murali, V., Ray, R., & Shaffiullha, M. (2012). Shopping addiction. Advances in Psychiatric Treatment, 18(4), 263-269. doi:10.1192/apt.bp.109.007880

Marcinko D, Karlović D. Oniomania–successful treatment with fluvoxamine and cognitive-behavioral psychotherapy. Psychiatria Danubina. 2005 Jun;17(1-2):97-100.

ARIELY, Dan; KREISLER, Jeff. A psicologia do dinheiro. Sextante, 2019. Click para comprar | Clique para ler nossa resenha

DOLAN, Paul. Felicidade Construída: Como encontrar prazer e propósito no dia a dia. Rio de Janeiro: Objetiva, 2015. – Clique para comprar

Livro A culpa é dos hormônios – Clique para comprar

 

About the author

Anderson Mattozinhos

Anderson Mattozinhos

Economista, bookaholic, tecnófilo e jogador inveterado de videogames.

Fique Atualizado

Categorias

Gostou desse conteúdo?

Se cadastre na nossa newsletter e não perca mais nada! Receba notícias, novidades sobre Economia Comportamental e atualizações de novos posts.

Você se cadastrou com sucesso!