Viés da confirmação, Sergio Moro e filme de Polansky - Geekonomics
Eureka

Viés da confirmação, Sergio Moro e filme de Polansky

Sério Moro foi depor à PF em Curitiba e à PGR e fiquei pensando sobre isso e sobre o viés da confirmação quando assisti um filme esse final de semana. Então resolvi escrever esse post.

Estamos vivendo uma crise política causada pela indicação do presidente Jair Bolsonaro de Alexandre Ramagem para comandar a PF, que culminou com a demissão do ex-ministro da justiça e segurança pública.

Em meio a esses eventos, assisti ao filme “O oficial e o espião” e as associações foram inevitáveis. O filme dirigido por Roman Polansky mostra a trajetória da investigação que condenou Alfred Dreyfus por traição ao exército francês.

A trama é recheada com nacionalismo, intervenções em investigações secretas, participação da imprensa e opinião pública. Baseado em fatos, o longa provoca reflexões sobre falhas na tomada de decisão e suas consequências.

Em especial, é possível observar mais claramente o viés de confirmação, que é a tendência a buscar por informações que comprovam uma crença ou ponto de vista que já temos.

Viés da confirmação, Sergio Moro e dica de filme

O Caso Dreyfus marcou a história da França e foram necessários 12 anos para corrigir os erros das decisões tomadas. O viés da confirmação certamente é um dos responsáveis mais relevantes nesse contexto.

Nos resta esperar que, por aqui, a justiça encontre um caminho mais rápido.

Créditos do Filme

Trailer

Sinopse
Paris, final do século 19. O capitão francês Alfred Dreyfus é um dos poucos judeus que faz parte do exército. No dia 22 de dezembro de 1884, seus inimigos alcançam seu objetivo: conseguem fazer com que Dreyfus seja acusado de alta traição. Pelo crime, julgado à portas fechadas, o capitão é sentenciado à prisão perpétua no exílio. Intrigado com a evolução do caso, o investigador Picquart decide seguir as pistas para desvendar o mistério por trás da condenação de Dreyfus.

Direção: Roman Polanski

Elenco: Jean Dujardin, Louis Garrel, Emmanuelle Seigner

Gênero: Drama

País: França, Itália Ano: 2019 Duração: 132 min

Onde você pode assistir: atualmente o filme está disponível no Now, plataforma de streaming da Claro TV disponível para assinantes.

About the author

Marcela Marcatto

Marcela Marcatto

Marketeira com foco de atuação na relação com consumidores e análise de comportamento de consumo. Amante e viciada em jogos de tabuleiro.

Instagram

Invalid username or token.

Fique Atualizado

Categorias

Gostou desse conteúdo?

Se cadastre na nossa newsletter e não perca mais nada! Receba notícias, novidades sobre Economia Comportamental e atualizações de novos posts.

Você se cadastrou com sucesso!