Economia Comportamental

Poupança: por que não param de enviar dinheiro para ela?

capa-youtube-poupança

A relação o brasileiro com a poupança merece ser estudada. Não que faltem estudos na área, é que por mais que se estude e tentem mudar o comportamento do brasileiro sobre essa modalidade de investimento, ainda há uma grande restrição em abandonar a poupança.

Várias são as discussões ao redor do tema, mas mesmo com tudo que se tem feito para estimular e facilitar aos investidores migrarem da poupança para outros investimentos. No entanto dados recentes sobre a captação da poupança nesse período de pandemia, têm mostrado que ainda há grande resistência à mudança.

O mercado financeiro é simples em sua essência. Tenho a impressão de que são os produtos financeiros e suas regras complexas e toda sofisticação de seus instrumentos que afastam as pessoas. Afinal há uma enorme barreira imposta para linguagem técnica, além de um incontável número de siglas e características dos produtos que sobrecarregam de informação, mesmo as pessoas mais interessadas ou letradas no assunto.

poupanca-simples

Já vimos que sobrecarga de informação pode influenciar em nossa segurança para tomar decisões. Então, quando há muito informação e ainda informação complexa com alto grau de linguagem técnica… É de se esperar que as pessoas sigam o caminho mais simples e conhecido.

Nesse caso, o caminho mais simples e conhecido ainda permanece sendo a poupança.

Simples de aplicar com regras claras e uma enorme facilidade em sua operação, a poupança ainda apresenta liquidez imediata. Ou seja, se precisar do dinheiro para alguma emergência, é só ir a um caixa eletrônico e sacar o dinheiro como se fosse um saque na conta corrente.

Poupança como Conta corrente? 😮

Eu conheço uma série de pessoas que utiliza a poupança como uma espécie de conta corrente. Sim, parem e perguntem por aí que vocês devem comprovar esse fato. A poupança tem cartão de débito, saca dinheiro no caixa eletrônico e tem a virtude de não ter como serviço à disposição para tentações o cheque especial.

Então além de possuir as funções mais utilizadas por todos que possuem contas correntes, a conta poupança ainda tem uma restrição que ajuda aos mais impulsivos, não gastarem além de seus limites de renda. Vejam que temos algumas boas hipóteses para esse movimento da captação da poupança.

Saiba mais sobre a Poupança assistindo a live que fizemos explicando não apenas os comportamentos que possam ter levado a esse aumento, como a atenção necessária das pessoas para outro assunto, muito importante quando falamos de escolhas entre investir ou em como monitoramos nossos rendimentos. Teve sim uma ampla discussão sobre Ilusão monetária! Tudo isso você pode conferir na live que segue logo abaixo.

Espero que tenham gostado da live e aproveito para lembrar que se o conteúdo fez sentido para você e você gostou, considere seguir o nosso canal do YouTube e dar o like no vídeo.

Mas se gostou muito, passe a diante rs, compartilhe com seus contatos, quem sabe entender mais sobre poupança e sobre ilusão da moeda, não ajuda algum dos seus contatos e melhorar a gestão de suas finanças pessoais.

Até a próxima Geeks!

About the author

Anderson Mattozinhos

Anderson Mattozinhos

Economista, bookaholic, tecnófilo e jogador inveterado de videogames.

Fique Atualizado

Categorias

Gostou desse conteúdo?

Se cadastre na nossa newsletter e não perca mais nada! Receba notícias, novidades sobre Economia Comportamental e atualizações de novos posts.

Você se cadastrou com sucesso!