Economia Comportamental: Live com Flávia Ávila - Geekonomics
Economia Comportamental

Economia Comportamental: Live com Flávia Ávila

Economia Comportamental - Live Flavia Avila capa

Se liga porque nesse post tem um resumo da live com a Flávia Ávila sobre Economia Comportamental, pandemia e sobre a abertura de inscrições para o Curso de Ciências Comportamentais Aplicadas. Além disso tem o link para você ganhar nada menos do que 20% de desconto no curso do InBehavior Lab, ministrado pela Flávia e que hoje é o melhor meio de iniciar seus estudos em Economia Comportamental.

Breve resumo da live de Economia Comportamental com a Flávia Ávila

Esta semana muito especial. Gravamos uma live em nosso instagram com a Flávia Ávila do InBehavior Lab. Na pauta é claro muito economia comportamental com foco em comentar nossas percepções a respeito do Paradoxo da Pandemia, como os comportamentos têm sido impactados pelas restrições de contato, isolamento e tudo mais que essa crise de saúde global tem causado às pessoas.

E como sempre, conversar com a Flávia foi muito especial.  Sempre comentei minha admiração por ela. A Flávia é uma das raras exceções que conseguiram transformar a Economia Comportamental em ferramenta relevante aplicando seus conceitos e formas de avaliar contextos para propor soluções de negócio e levar isso para o mercado brasileiro.

Na live dentre muitos assuntos, falamos sobre como a mudança de contexto chegou de forma muito rápida, não deixando as pessoas refletirem muito antes de agirem, seja para cumprir as medidas de isolamento, seja para alterar suas rotinas de vida.

Na raiz de toda mudança de comportamento há algo que deve vir antes de qualquer análise. Antes de propor ou pensar em qualquer coisa, primeiro devemos investigar minuciosamente o que motiva o comportamento que desejamos mudar.

A pandemia num primeiro momento facilitou essa tarefa, pois o que motivou o comportamento foram as medidas adotadas, em muitos lugares compulsoriamente, forçando as pessoas, mesmo aquelas mais resistentes a se isolarem em alguma medida. Com o fechamento do comércio, shoppings e demais estabelecimentos comerciais, a circulação também acabou sendo desestimulada, já que nada estava funcionando.

Com isso a rotina das pessoas passou a ser praticamente ficar em casa, acompanhar as notícias e de vez enquanto ir ao mercado comprar papel higiênico (rsrsrs).

Na live eu citei uma pesquisa recente que me chamou a atenção. De forma bem resumida, a pesquisa evidenciou que pessoas que gostam do gênero de terror e distopias ao estilo da série Walking Dead, apresentaram maior resiliência e tolerância psicológica para enfrentar a pandemia.

Interessante né?

Se quiser saber mais sobre essa pesquisa, você pode ler o post que publicamos clicando aqui.

 Referências Citadas na Live de Economia Comportamental

– Curso de Ciências Comportamentais Aplicadas do InBehavior Lab – LINK AQUI

– GANHE 20% de desconto no curso de Ciências Com    portamentais Aplicadas do InBehavior Lab. – LINK AQUI 

– Site do inBehavior Lab – LINK AQUI

– Site do InBehavior Academy: uma plataforma de treinamento completo em Economia Comportamental totalmente em português e com professores referência na área – LINK AQUI

– Livro Phishing for Phools: The Economics of Manipulation and Deception por George A. Akerlof e Robert J. Shiller22 set 2015 – LINK AQUI 

– Artigo da Revista Nautilus sobre filmes de terror e resiliência à pandemia – LINK AQUI

Economia Comportamental - Live Flavia Avila

About the author

Anderson Mattozinhos

Anderson Mattozinhos

Economista, bookaholic, tecnófilo e jogador inveterado de videogames.

Instagram

Invalid username or token.

Fique Atualizado

Categorias

Gostou desse conteúdo?

Se cadastre na nossa newsletter e não perca mais nada! Receba notícias, novidades sobre Economia Comportamental e atualizações de novos posts.

Você se cadastrou com sucesso!