Tecnologia e dados hackeando escolhas e preferências - Geekonomics
Podcast

Tecnologia e dados hackeando escolhas e preferências

tecnologia hackeando escolhas e preferencias

Tecnologia é algo intrigante. Ao mesmo tempo em que transformou para melhor nossas vidas, ela traz cada vez mais, uma série de efeitos colaterais. É natural que não estejamos prontos para lidar com alguns desses efeitos e para ajudar a navegar nesse “novo mundo” vamos discutir junto com um convidado especial o assunto nesse Geekonomics PodCast.

Praticamente nossa convergência para o universo digital nos deixou mais bem informados, nos deu maior mobilidade e abrangência e ainda uma facilidade extrema de comunicação, para falar apenas o óbvio.

Mas a tecnologia parece ter evoluído a de tal forma, que passou a interferir e gerar ruídos cada vez mais intensos e frequentes em nossas vidas. Quem ainda não se questionou, essa pode ser uma oportunidade. Afinal de contas, todos temos sido tão bombardeados por informações num ambiente em que deixamos cada vez mais rastros de nossos gostos e preferências, que muitas vezes parece não sermos mais os donos de nossas escolhas e decisões.

As vezes penso que na verdade nossas escolhas são resultado daquilo que pensam que gostamos e não daquilo que realmente preferimos. Pensem por exemplo no serviço de streaming de músicas, como o spotify.

As músicas recomendadas de acordo com nossos gostos. Mas será mesmo? Até que ponto meu gosto é estático no tempo? Será que consumir apenas as recomendações do spotify me fará escutar músicas que gosto ou vai na verdade limitar minhas escolhas a melodias semelhantes, restringindo meu gosto e minhas opções.

Nesse episódio do Geekonomics PodCast, trouxemos um convidado muito especial para conversar. O assunto girou em torno de tecnologia, dados, big data, inteligência artificial e sobre como podemos estar sendo hackeados em nossas escolhas e decisões.

Conheça o convidado

Guilherme Felichi, foi jornalista focado em tecnologia e economia por 13 anos. Como jornalista, publicou em veículos como Época Negócios, CBN, Estado de S. Paulo e Exame. Em 2018, saiu do jornalismo para montar o estúdio de data analytics: Novelo. A Novelo ajuda empresas a lidar com o crescente volume de dados para extrair insights que beneficiem os negócios. Guilherme é ainda podcaster e rotineiramente trada de pautas de tecnologia e dados em seu podcast de nome Tecnocracia.

Citados no PodCast

App Headspace – acesse aqui

Livro Deep Work em inglês – acesse aqui

Livro Deep Work (Trabalho Focado) em português – acesse aqui

TED autor do livro deep work: Cal Newport – acesse aqui

Livro: The Age of Surveillance Capitalism (Era do Capitalismo de Vigilância), Shoshana Zuboff, Public Affairs – acesse aqui

About the author

Anderson Mattozinhos

Anderson Mattozinhos

Economista, bookaholic, tecnófilo e jogador inveterado de videogames.

Instagram

Invalid username or token.

Fique Atualizado

Categorias

Gostou desse conteúdo?

Se cadastre na nossa newsletter e não perca mais nada! Receba notícias, novidades sobre Economia Comportamental e atualizações de novos posts.

Você se cadastrou com sucesso!