Barry Schwartz: sobre sorte e meritocracia - Geekonomics
Eureka

Barry Schwartz: sobre sorte e meritocracia

barryschwartz-capa-post

Um TED com Barry Shwartz, que escreveu Paradoxo da Escolha, muito interessante para nos ajudar a lidar com o sucesso ou a falta dele e talvez controlar um pouco nossa ansiedade nestes tempos de competição extrema por oportunidades em todas as esferas de nossas vidas.

TED está em inglês, se for complexo para você, pule o vídeo e leia o texto antes, vai facilitar.

Barry Schwartz – TED para assistir

Destaquei alguns trechos para reflexão:

A Sociedade é justa? Certamente não!

Menosprezamos a importância que a sorte e o acaso têm na definição de sucesso ou fracasso em nossas vidas.

Trabalhar duro e agir conforme as regras não garante absolutamente nada! Isso tem impacto para nossa ansiedade neste mundo de extrema competição em que ser bom o bastante não garante que a ninguém acesso às melhores oportunidades. Seja porque não há oportunidades bastantes para todos aqueles que são suficientemente bons e nem para todos aqueles considerados acima da média.

Isso tem gerado uma pressão enorme em profissionais, estudantes, atletas e muitos outras pessoas, que mesmo sendo excelentes, não conseguem seu lugar ao sol.

Uma discussão sobre justiça, está claramente presente aqui e infelizmente, diferente do que muitos pensam, parece que a justiça não depende apenas do esforço individual e da meritocracia.

O sucesso depende em um grau considerável da sorte!

Essa mensagem presente do TED do Barry Schwartz, apesar de parecer pessimista em relação à organização social, traz uma mensagem de alento em que devemos repensar se a obsessão pela meritocracia, não seria injustificada, na medida em que a sorte ou acaso tem papel importante para o sucesso.

Aos fatalistas que acreditam no destino e em uma espécie de programação pretérita do universo em relação ao destino das pessoas, fica a dica: o sucesso é sim resultado de muita dedicação e trabalho, nas não depende exclusivamente deles.

O acaso e a sorte senão o agente principal a determinar o sucesso, na pior das hipóteses pode representar um peso igual nessa equação. Então sucesso seria resultante de 50% de dedicação, aptidão e trabalho e 50% de sorte.

Frustação e felicidade

Para que possamos conviver som esse peso de incerteza em nossas vidas, onde algo em torno de cinquenta por cento de nosso sucesso depende da sorte, vale o alento proposto pelo Paul Dolan em seu livro Felicidade Construída.

Para que possamos construir nossa felicidade, estaremos sempre transitando por atividades e momentos que produzem prazer e propósito. Certas atividades nos causam mais prazer e menos propósito e o contrário também ocorre.

A felicidade é quando conseguimos encontrar uma espécie de equilíbrio não estático entre prazer e propósito naquilo que fazemos em nossas vidas. Mesmo sendo bons o suficiente e merecendo posições e nosso “lugar ao sol” nem sempre conseguiremos chegar lá, pois dependemos também da sorte e não apenas de nossos próprios esforços.

Para lidar com situações de frustração, em que fazemos nosso melhor e mesmo assim não conseguimos alcançar determinado objeto, fiquemos com aquilo que é possível, mas observando e cuidando para que essas conquistas possíveis, tenham o máximo possível de prazer e propósito.

Referências:

SCHWARTZ, Barry. O paradoxo da escolha: porque mais é menos. São Paulo: A Girafa Editora, 2007.

DOLAN, Paul. Felicidade Construída: Como encontrar prazer e propósito no dia a dia. Rio de Janeiro: Objetiva, 2015.

TED: What role does luck play in your life?

https://www.ted.com/talks/barry_schwartz_what_role_does_luck_play_in_your_life?utm_campaign=tedspread&utm_medium=referral&utm_source=tedcomshare

About the author

Anderson Mattozinhos

Anderson Mattozinhos

Economista, bookaholic, tecnófilo e jogador inveterado de videogames.

Instagram

Invalid username or token.

Fique Atualizado

Categorias

Gostou desse conteúdo?

Se cadastre na nossa newsletter e não perca mais nada! Receba notícias, novidades sobre Economia Comportamental e atualizações de novos posts.

Você se cadastrou com sucesso!