Decisões: a minha, a sua e as nossas - Geekonomics
Economia Comportamental

Decisões: a minha, a sua e as nossas

O que importa de verdade para a minha a sua e as nossas decisões? Será que decisões são exclusivamente individuais ou elas acabam sendo resultantes de relações muito mais complexas?

Li um artigo essa semana de biologia evolucionista que tratava de “fenótipo estendido”. Pode parecer técnico e distante demais dos temas que trato aqui, mas acabei relacionando esse conceito da biologia com o livro Sabedoria das Multidões e com decisões e comportamentos interdependentes.

Fenótipo para aqueles que como eu, não lembram das aulas de biologia do segundo grau, é: um importante conceito adotado em Genética e costuma ser definido como o conjunto de características observáveis de um organismo.

Já o fenótipo estendido seria, segundo Richard Dawkins que escreveu um livro sobreo tema:

“Um fenótipo estendido é aquele que não se limita ao corpo individual no qual um gene está alojado; ou seja, inclui “todos os efeitos que um gene causa no mundo”. Assim, um gene pode influenciar o ambiente em que um organismo vive por meio do comportamento desse organismo.”

A essa altura você deve estar se perguntando onde é que eu quero chegar com essa conversa de biologia e que relação isso deve ter com a Sabedoria das Multidões, né?

A Sabedoria das Multidões, primeiramente publicado em 2004, é um livro escrito por James Surowiecki sobre a agregação de informação em grupos, resultando em decisões que, como ele argumenta, são quase sempre melhores do que as que poderiam ser feitas por qualquer membro do grupo individualmente.

decisoes-sabedoria-multidoes

No artigo que li essa semana, separei o trecho que me deixou com a “pulga atrás da orelha” e que me fez relacionar o conceito da biologia evolutiva com a tomada de decisões e comportamentos pró-sociais.

Posso estar imaginando coisas, mas toda vez que releio o trecho, o qual compartilho abaixo, não consigo deixar de pensar em como essa teoria da biologia evolutiva se relaciona com determinados comportamentos sociais de grupos.

Decisões e fenótipo estendido

“A informação social, foi a informação mais importante ao longo de nossa história evolutiva mais profunda. Hoje não podemos nos afastar dela, ou diminuir sua relevância, online ou offline.

Quando as mentes começam a descobrir outras mentes, muito poder cognitivo é desenvolvido e pode ser usado para outras coisas. Considere um dos insights inovadores nas últimas décadas, a ideia do “fenótipo estendido”.

A evolução não é apenas atuar sobre as características de um indivíduo, mas a maneira como ela interage com o meio ambiente – incluindo outras mentes. A evolução é selecionar não apenas os dentes, a cauda e as garras de um castor, mas também o quão bem sua barragem mantém a entrada de água. Não apenas as asas e os corpos das abelhas, mas também a estrutura de sua colmeia.”

Ainda dá para pensar na Teoria da Complexidade também. Pensem! De maneira bem simples, para ilustrar onde quero chegar temos que: Se decompormos o todo em pequenas partes, certamente não conseguiremos explicar o todo, apenas pela soma das partes. Louco não?

Em resumo, o todo é mais do que a soma das partes.

Não sei vocês, mas essa reflexão tomou conta dos meus pensamentos e não sai da minha cabeça. O conceito de fenótipo estendido em que as características pessoais de cada organismo dependem da influência que seus genes exercem no ambiente. Isso é tão comportamental… não acham?

Fazendo a ligação entre um conceito e outro, nossas decisões, muitas vezes, são também produto do meio em que estamos e ainda daquelas decisões que são tomadas a todo instante pelos outros.

A palavra é interdependência entre decisões e comportamentos.

Da mesma forma em que o fenótipo deve ser considerado de forma estendida, nossas decisões e comportamentos também!

E vocês concordam com isso ou acham que estou viajando demais? Comenta ae, coloca seu ponto de vista e vamos refletir juntos?

Até o próximo post!

 

Referências

The Dark Side of Smart – LINK AQUI

Livro: A Sabedoria das Multidoes – James Surowiecki

Livro: The Extended Phenope – Richard Dawkins

About the author

Anderson Mattozinhos

Anderson Mattozinhos

Economista, bookaholic, tecnófilo e jogador inveterado de videogames.

Instagram

Invalid username or token.

Fique Atualizado

Categorias

Gostou desse conteúdo?

Se cadastre na nossa newsletter e não perca mais nada! Receba notícias, novidades sobre Economia Comportamental e atualizações de novos posts.

Você se cadastrou com sucesso!