Muitos pensam que a busca pela racionalidade é uma eterna luta entre razão e emoção. Isso acaba sendo uma simplificação. Quando analisamos o conceito de racionalidade econômica isso muda bastante, ainda mais se inserirmos os questionamentos e contribuições da Economia Comportamental para o debate.
Aliás, esse é outro conceito interessante. A racionalidade econômica não é bem exatamente o que entendemos pelo conceito comum de racionalidade. Racionalidade econômica tem a ver com maximização, utilidade, dor, sofrimento, prazer…
Viu que pode ser bem diferente do conceito que em geral temos em mente?
E foi exatamente para esclarecer esse conceito e entender exatamente por que ele tem sido tão debatido que gravamos esse Geekonomics PodCast.
Esse podcast teve ainda a estreia da Érika Gallo que agora faz parte do time e estará sempre por aqui nas gravações e com textos no site! Aliás, você já pode ler o primeiro texto dela clicando aqui.
Participaram do episódio
Anderson Mattozinhos – Host Geekonomics
Naíke Barão – Caster Geekonomics, formada em Economia pela USP e que hoje trabalha no varejo de moda com a digitalização de produtos e serviços financeiros.
Érika Gallo – Caster Geekonomics, Economista graduada pela PUC, mestre em economia pela UNESP, e atualmente doutoranda do Instituto de Economia da UNICAMP. 1º Lugar do Prêmio Brasil de Economia pelo Conselho Federal de Economia (COFECON) – categoria dissertação, no ano de 2017.