Mensagem para durar dez mil anos? - Geekonomics
Podcast

Mensagem para durar dez mil anos?

mensagem para durar dez mil anos-capa-post

ūüí•Como fazer uma mensagem durar dez mil anos?

Esse é o tema do Geekonomics PodCast desta semana! Nele conversamos sobre semiótica, comportamento e como preservar o significado de uma mensagem por um período extremante longo de dez mil anos.

Pode parecer que esse é um tema estranho e sem propósito, mas ouvindo o PodCast você vai perceber que não é nada disso. Garantir que o significado de mensagens deixadas hoje seja preservado, mais do que preservar a história,  serve ao propósito de preservação do próprio planeta terra e seus habitantes.

O estudo da constru√ß√£o de significado √© muito amplo e tem como objetivo analisar o processo que d√° significado √† comunica√ß√£o. Muitas simbologias e comunica√ß√Ķes s√£o utilizadas em interven√ß√Ķes propostas pela Economia Comportamental, planejamento de arquiteturas de escolha e no design de experimentos.

Entender formas de preservar seu significado e relev√Ęncia por longos per√≠odos √© uma discuss√£o necess√°ria para as Ci√™ncias Comportamentais. Tecnicamente o termo que define essa √°rea de pesquisa √© a Semi√≥tica.

ūüí¨¬†Mensagem para durar e significado

Certa vez li em algum artigo que os s√≠mbolos, como o alfabeto e forma como concatenamos suas letras para formar palavras e express√Ķes, s√£o de uma import√Ęncia t√£o grande que talvez nem mesmo conseguir√≠amos formar pensamentos sem ela.

Um exercício interessante proposto pelo autor foi experimentar pensar em algo sem que esse algo seja convertido em uma palavra que denote o significado daquilo ao qual estamos pensando.

A verdade √© que cada vez mais estamos convivendo com s√≠mbolos e seus significados. Pensem por exemplo em algo bem trivial como os emotes. ūüėä

Comunicação e significado são áreas muito mais complexas do que podemos pensar. Para expressar toda essa complexidade, partimos de um artigo publicado pelo Departamento de Energia dos EUA. Nele, os audores se desafiaram a avaliar como viabilizar uma comunicação que preserve seu significado por dez mil anos.

Nesse contexto em que as discuss√Ķes sobre s√≠mbolos e seus significados ainda ganha corpo para as Ci√™ncias Comportamentais, o Geekonomics PodCast traz essa discuss√£o para o centro de nossas reflex√Ķes e debates sobre comportamento.

Ent√£o se liga ae, porque a conversa foi muito interessante!¬†ūüėČ

ūü駬†Participaram deste Geekonomics PodCast

Anderson Mattozinhos ‚Äď Host Geekonomics

Ana Carolina Guimar√£es ‚Äď Caster Geekonomics

ūüõčÔłŹ¬†Convidado

Kyro Caram: graduado em publicidade e propaganda, com passagem por agências tradicionais e digitais, atuando também como freelancer. Nessa aventura atendeu desde construtoras a fabricantes de tempero. Kyro é apaixonado pela cultura digital e pelo marketing e acredita que devemos colocar as pessoas no centro de tudo sempre! Atualmente trabalha com marketing técnico e de performance, tendo ainda fundado a Collision School, uma comunidade onde compartilha sua experiência e ensina aquilo que funciona no mundo real.

 

About the author

Anderson Mattozinhos

Anderson Mattozinhos

Economista, bookaholic, tecnófilo e jogador inveterado de videogames.

Instagram

Invalid username or token.

Fique Atualizado

Categorias

Gostou desse conte√ļdo?

Se cadastre na nossa newsletter e n√£o perca mais nada! Receba not√≠cias, novidades sobre Economia Comportamental e atualiza√ß√Ķes de novos posts.

Você se cadastrou com sucesso!