IPO e os vieses dos investidores - Geekonomics
Podcast

IPO e os vieses dos investidores

IPO-capa-post

Nesta semana o tema foi IPO vieses dos investidores

Se você investe no mercado de capitais ou se acompanha o noticiário de finanças, a sigla IPO deve ser bem conhecida. Utilizada para designar as estreias de empresas na bolsa de valores, IPO significa em inglês: “initial public offering” que traduzindo seria: oferta pública inicial.

Acontece que muitos destes lançamentos acabam sendo rodeados de grande euforia por parte dos investidores. Como não há histórico de negociações, pode haver desvio maior do preço justo da ação no lançamento, justamente devido à euforia gerada.

Já discutimos em alguns podcasts aqui no Geekonomics sobre os vieses de investidores que muitas vezes são levados pela emoção ou aproximação afetiva com as empresas negociadas. Esses comportamentos acabam por distanciar os investidores daquilo que seria considerado uma decisão raciocinada em relação à compra de um ativo financeiro.

Principalmente em ofertas iniciais ou IPO’s esses vieses podem ser amplificados pelo mercado, na medida em que novidades estão sempre rodeadas de bons argumentos de venda. Fora isso há ainda grande espaço para que os analistas estejam a caça de informações que confirmem seus argumentos pré-estabelecidos e aqui mora um dos perigos. Perigo porque tal como os investidores, os analistas podem sofrer também com engajamento emocional na hora de avaliar ativos.

Seja por proximidade emocional com a empresa, seja por medo de ficar de fora (FOMO – fear of missing out) da oferta inicial e ser questionado pelos correntistas ou leitores das análises, os analistas e corretores são humanos e por isso têm os mesmos riscos de enviesamento. Há ainda aquela pressão social, exercida pelo movimento de outras corretoras ou analistas e nesse ponto… podemos ter vieses sendo replicados e amplificados, apenas porque nenhum analista ou corretor deseja ir contra o consenso do mercado.

Para debater todos estes vieses e inconsistências que podem estar presentes em ofertas iniciais de ações, o Geekonomics PodCast trouxe além de seus casters, uma convidada especial.

Conheça a convidada da Semana

Fernanda Fonseca é Economista Comportamental, especialista em finanças e investimentos, já gravou por aqui o PodCast sobre independência financeira (LINK AQUI) e atualmente atua no mercado de debêntures.

Participaram do PodCast sobre IPO e vieses dos investidores

Anderson Mattozinhos – Host

Erika Gallo – Caster Geekonomics

Quintiliano Campomori – Caster Geekonomics

Até a próxima, Geeks!

 

About the author

Anderson Mattozinhos

Anderson Mattozinhos

Economista, bookaholic, tecnófilo e jogador inveterado de videogames.

Instagram

Invalid username or token.

Fique Atualizado

Categorias

Gostou desse conteúdo?

Se cadastre na nossa newsletter e não perca mais nada! Receba notícias, novidades sobre Economia Comportamental e atualizações de novos posts.

Você se cadastrou com sucesso!