Para aqueles que ainda não viram, estamos realizando semanalmente um Happy Hour Live no canal do geekonomics do YouTube. A cada semana sempre às sextas no período noturno estamos promovendo algumas discussões de temas interessantes sobre Ciências Comportamentais e suas aplicações práticas.
Esse horário às sextas enquanto durar a pandemia e as restrições para circulação de pessoas, será mantido. Claro que quando a vida voltar ao normal, iremos trocar o dia, afinal, sexta é dia de happy hour, mas online é pedir demais rsrsrs.
Na última sexta, dia treze de novembro de 2020, a conversa foi sobre seguros, riscos e aversão à perda. A ideia foi debater sobre como encaramos a possibilidade de perda e qual influência que esta possibilidade ou expectativa tem sobre nosso comportamento.
Quais fatores nos motivam a contratar seguros?
Num país como o Brasil onde é difícil poupar para aposentadoria, seja porque a renda é escassa para cobrir até mesmo necessidades básicas e considerando que temos a tendência a preferir o presente, é de se esperar que o setor de seguradoras tem muitos desafios a vencer para vender seus produtos.
A pesquisa em Ciências Comportamentais já tem bem documentado que costumamos negligenciar nossas necessidades futuras, em favor de frivolidades cotidianas, resta saber como o mercado de seguradoras se vira para vender esse tipo de produto aos brasileiros.
Será que contratamos seguros mais por fatores emocionais ou psicológicos?
Ou será que fazemos o cálculo utilitarista e pesamos no custo / benefício em se proteger de eventuais intempéries?
Contratamos seguros considerando o risco baseado na proporção que o bem segurado representa do total de nossa riqueza pessoal?
Essas de muitas outras perguntas foram debatidas nesse que foi o segundo Happy Hour Live do Geekonomics.
Participaram deste Happy HourLive sobre seguros, riscos e comportamento
Anderson Mattozinhos – Geekonomics
Erika Gallo – Geekonomics
Elisa Reyes – Convidada
Saiba mais sobre nossa convidada
Elisa Reyes, carioca, graduada em Ciências Econômicas na Universidade Rural do RJ.
Trabalha a 12 anos no ramo segurador, sendo os últimos 6 anos com seguro de vida. Do processo de criação de novos produtos, acompanhei desde a etapa de aprovação legal pelo órgão regulador (SUSEP) até o lançamento do produto no mercado, sempre com o foco na necessidade e experiência do usuário.
Atualmente, trabalha com a implementação de ferramentas digitais para comercialização do seguro de vida.
Não esquece, se este conteúdo fez sentido para você e gostou, compartilha com seus amigos!
Até a próxima Geeks!