Seguros, riscos e aversão à perda - Geekonomics
YouTube

Seguros, riscos e aversão à perda

Para aqueles que ainda não viram, estamos realizando semanalmente um Happy Hour Live no canal do geekonomics do YouTube. A cada semana sempre às sextas no período noturno estamos promovendo algumas discussões de temas interessantes sobre Ciências Comportamentais e suas aplicações práticas.

Esse horário às sextas enquanto durar a pandemia e as restrições para circulação de pessoas, será mantido. Claro que quando a vida voltar ao normal, iremos trocar o dia, afinal, sexta é dia de happy hour, mas online é pedir demais rsrsrs.

Na última sexta, dia treze de novembro de 2020, a conversa foi sobre seguros, riscos e aversão à perda. A ideia foi debater sobre como encaramos a possibilidade de perda e qual influência que esta possibilidade ou expectativa tem sobre nosso comportamento.

Quais fatores nos motivam a contratar seguros?

Num país como o Brasil onde é difícil poupar para aposentadoria, seja porque a renda é escassa para cobrir até mesmo necessidades básicas e considerando que temos a tendência a preferir o presente, é de se esperar que o setor de seguradoras tem muitos desafios a vencer para vender seus produtos.

A pesquisa em Ciências Comportamentais já tem bem documentado que costumamos negligenciar nossas necessidades futuras, em favor de frivolidades cotidianas, resta saber como o mercado de seguradoras se vira para vender esse tipo de produto aos brasileiros.

Será que contratamos seguros mais por fatores emocionais ou psicológicos?

Ou será que fazemos o cálculo utilitarista e pesamos no custo / benefício em se proteger de eventuais intempéries?

Contratamos seguros considerando o risco baseado na proporção que o bem segurado representa do total de nossa riqueza pessoal?

Essas de muitas outras perguntas foram debatidas nesse que foi o segundo Happy Hour Live do Geekonomics.


Participaram deste Happy HourLive sobre seguros, riscos e comportamento

Anderson Mattozinhos – Geekonomics

Erika Gallo – Geekonomics

Elisa Reyes – Convidada

Saiba mais sobre nossa convidada

Elisa Reyes, carioca, graduada em Ciências Econômicas na Universidade Rural do RJ.

Trabalha a 12 anos no ramo segurador, sendo os últimos 6 anos com seguro de vida. Do processo de criação de novos produtos, acompanhei desde a etapa de aprovação legal pelo órgão regulador (SUSEP) até o lançamento do produto no mercado, sempre com o foco na necessidade e experiência do usuário.

Atualmente, trabalha com a implementação de ferramentas digitais para comercialização do seguro de vida.

Não esquece, se este conteúdo fez sentido para você e gostou, compartilha com seus amigos!

Até a próxima Geeks!

About the author

Anderson Mattozinhos

Anderson Mattozinhos

Economista, bookaholic, tecnófilo e jogador inveterado de videogames.

Instagram

Invalid username or token.

Fique Atualizado

Categorias

Gostou desse conteúdo?

Se cadastre na nossa newsletter e não perca mais nada! Receba notícias, novidades sobre Economia Comportamental e atualizações de novos posts.

Você se cadastrou com sucesso!