Segue as dicas de leituras com Cinco livros de literatura para iniciar 2021.
Esta semana publiquei um post aqui com cinco livros sobre comportamento para iniciar as leituras de 2021. Mas como disse naquele texto, a vida precisa de mais do que apenas ciência dura (hard Science). Arte, literatura, música, são tão necessárias como conhecimento técnico e científico, não tenho dúvidas sobre isso!
Apesar da literatura ter muitas vezes suas bases na ficção, as histórias não deixam de representar de alguma maneira as realidades e verdades de seus autores, dos locais onde vivem e suas experiências de vida.
O que diferencia um livro de ficção e o torna único é exatamente poder contar com a sensibilidade diferenciada dos escritores ao contar histórias que extrapolam a realidade, mantendo contato estreito com ela.
Então foi nesse contexto e contando com alguns interessados que mandaram mensagem dizendo ter interesse nas dicas sobre os livros que programei para ler neste início de 2021, que decidi escrever este post.
Fica, no entanto, um alerta.
As leituras recomendadas aqui para os livros de ficção não têm apenas lançamentos, pois infelizmente nos últimos anos, a leitura de ficção tem ficado um pouco atrasada por aqui. Isso porque são muitos bons títulos lançados e como todos sabem, os desejos são ilimitados e os recursos limitados. Assim, às vezes sobre intensão e falta tempo para conciliar as leituras.
Dito isso, vamos à lista.
1 – Oryx e Crake
Autora: Atwood, Margaret.
LINK: https://amzn.to/35muR2o
Resenha da resenha: O primeiro de uma trilogia que inclui O ano do Dilúvio e se encerra com MaddAddão, Oryx e Crake consolida o retorno de Margaret Atwood ao gênero da ficção científica, em uma narrativa marcada pelas questões éticas e morais sobre o futuro da humanidade, e na qual a verdade está na descoberta dos mundos interiores de seus personagens. Por mais estranho que tudo pareça, o futuro é um cenário assustadoramente familiar.
2 – Pequenos Incêndios por Toda Parte
Autora: Celeste Ng
LINK: https://amzn.to/35qsc7U
Resenha da resenha: Eleito nos Estados Unidos um dos melhores livros de 2017 por veículos como Entertainment Weekly, The Guardian e The Washington Post, Pequenos incêndios por toda parte explora o peso dos segredos, a natureza da arte e o perigo de acreditar que simplesmente seguir as regras vai evitar todos os desastres.
3 – Dias vazios
Autora: Nonato, Barbara
LINK: https://amzn.to/3bmn20s
Resenha da resenha: Após sofrer um acidente que a deixa em coma, Rebeca acorda sem se lembrar de nada. Sua última memória é da véspera de uma viagem que faria com um grupo de amigos, então adolescentes, para passarem os últimos dias de 2006 numa cidade serrana do Rio de Janeiro. Porém, isso já faz doze anos. Nesse período, o laço que unia os jovens se esgarçou, e cada um seguiu seu caminho. Menos Rebeca, que ficou encapsulada no tempo e agora precisa preencher os vazios da sua história a partir de visitas ao passado e a episódios que envolvem aquelas pessoas.
4 – Escrito na chuva
Autora: Gabriel, Cláudia
LINK: https://amzn.to/3q5B5eG
Resenha da resenha: Prestes a completar 50 anos, Cláudia Gabriel propõe-se a investigar seus sentimentos, suas transformações e seus quereres ante esse marco tão significativo. E, enquanto a Cláudia de quase 50 revisita acontecimentos e reviravoltas, a Cláudia menina assiste a tudo, como se debruçada sobre uma janela.
5 – A casa holandesa
Autora: Patchett, Ann.
LINK: https://amzn.to/3s7Iaxu
Resenha da resenha: A escritora americana (que já recebeu os prêmios PEN/Faulkner e Orange Prize em 2002) narra a história de um irmão e uma irmã que sofrem muito quando sua mãe abandona o lar. O pai se casa com outra mulher, que já tinha duas filhas. A madrasta expulsa os jovens da casa, mas estes continuam fazendo visitas regulares ao antigo bairro para observar à distância a mansão em que cresceram.
Bônus 01: Toda Luz que não Podemos Ver
Autor: Doerr, Anthony
LINK: https://amzn.to/3s8P5Gs
Resenha da resenha: Marie-Laure vive em Paris, perto do Museu de História Natural, onde seu pai é o chaveiro responsável por cuidar de milhares de fechaduras. Quando a menina fica cega, aos seis anos, o pai constrói uma maquete em miniatura do bairro onde moram para que ela seja capaz de memorizar os caminhos. Na ocupação nazista em Paris, pai e filha fogem para a cidade de Saint-Malo e levam consigo o que talvez seja o mais valioso tesouro do museu.
Bônus 02: A Visita Cruel do Tempo
Autora: Egan, Jennifer
Link: https://amzn.to/2LdKx0Y
Resenha da resenha: A visita cruel do tempo é composto por histórias curtas – 13 faixas sobre relações familiares, indústria fonográfica, jornalismo de celebridades, efeitos da tecnologia, viagens e a busca por identidade versus o esfacelamento de ideais -, interligadas pelas memórias de um grupo de personagens em diferentes pontos de suas vidas.
A lista de cinco livros de literatura para inciar 2021 na verdade teve sete livros
A lista só cresce.
Confesso que tive que retirar alguns e olha que ainda insisti em dois bônus, porque os dois livros simplesmente não tinham como ficar de fora da lista rsrsr.
Agora é partir para leitura. Se vocês lerem algum dos títulos, não esqueçam de mandar os comentários com opiniões por aqui.
Até a próxima Geeks!