Ciências Comportamentais: tendências e ergodicidade - Geekonomics
YouTube

Ciências Comportamentais: tendências e ergodicidade

ciencias comportamentais-tendencias-ergocidade-geekonomics

Atenção: o vídeo e a apresentação do Meetup de Ciências Comportamentais, novas tendências e Ergodicidade estão no final deste post.

Aqueles que acompanham as redes sociais do Geekonomics devem ter percebido que na semana que passou, participei do Meetup de Economia Comportamental com uma palestra sobre ergodicidade e críticas à Economia Comportamental.

Não é nada simples navegar pela quantidade de informação atualmente. Imagina então como anda a navegação pelo conhecimento?

Com o conhecimento se sofisticando e ampliando suas áreas navegáveis, tem sido cada vez mais difícil se manter atualizado e entender das novidades em qualquer que seja a área de atuação. Nas Ciências Comportamentais não é diferente.

A quantidade de novos artigos, livros e pesquisa cresce a elevadas taxas exponenciais enquanto nossa atenção e capacidade cognitiva permanece limitada e constante. É uma corrida injusta essa.

Mas nem tudo é desespero e frustração. Saber direcionar nossa atenção sendo seletivo ao conteúdo que vamos consumir é essencial, mas não é a única estratégica aqui.

Algum tempo atrás meu feed me trouxe um livro falando de generalistas e de como no futuro próximo esse tipo de pessoa terá valor no ambiente profissional. Mas ser generalista não é simples e hoje em dia, acredito que mesmo os generalistas tenham um campo limitado para atuar.

Acredito muito em que teremos generalistas por assunto. Um exemplo é o que acontece com as Ciências Comportamentais. Em geral nesse campo científico temos uma série de interseções entre diferentes disciplinas ou áreas de conhecimento.

Algumas as áreas que fazem interface com as Ciências Comportamentais são:

– Psicologia

– Economia

– Estatística

– Sociologia

– Antropologia

– Matemática…

A lista é longa, mas é possível definir algumas fronteiras e com isso pensar em profissionais generalistas dentro desse limite das áreas correlatas.

Outra forma interessante de ampliar o campo de conhecimento e entender mais sobre outras áreas, se aproximando do que seria o ideal para um generalista, é ter ouvidos generosos para as críticas.

Foi nesse sentido, de fazer um apanhado e refletir sobre algumas das principais críticas aos estudos nas Ciências Comportamentais que pensei a palestra para o meetup. O resultado, você pode assistir na íntegra no vídeo abaixo.

Assista ao Meetup de Ciências Comportamentais e Ergodicidade

Ah! E se quiser perguntar algo ou simplesmente esclarecer alguma dúvida ou complementar de alguma forma o que foi dito, é só mandar seu comentário logo abaixo aqui no post.

PS: Aqueles que quiserem baixar a apresentação, basta clicar aqui para baixar.

About the author

Anderson Mattozinhos

Anderson Mattozinhos

Economista com MBA em Economia Comportamental, já atuou como Professor na ESPM-SP, é empresário do setor de saúde, podcaster e idealizador do Geekonomics PodCast e site. Nas horas vagas divide seu tempo entre leitura de livros e games.

Instagram

Invalid username or token.

Fique Atualizado

Categorias

Gostou desse conteúdo?

Se cadastre na nossa newsletter e não perca mais nada! Receba notícias, novidades sobre Economia Comportamental e atualizações de novos posts.

Você se cadastrou com sucesso!