GameStop e comportamento dos investidores - Geekonomics
Podcast

GameStop e comportamento dos investidores

GameStop e comportamento dos investidores - geekonomics

As ações da GameStop e comportamento dos investidores mostram como tem sido cada vez mais complexo aplicar ferramentas puramente matemáticas em análises do movimento de ativos financeiros.

É preciso considerar fatores comportamentais além de todo ferramental fundamentalista. Caso contrário, analistas correm sérios de riscos de serem fisgados como tolos em movimento como este que vimos nas ações da GameStop.

A GameStop mostrou o que acontece quando uma comunidade fanática resolve se unir para hackear o mercado financeiro.

Essa nem de longe seria uma pergunta que passaria pela cabeça de analistas de investimentos, entidades regularas do mercado ou gestores de risco num passado bem recente. Mas tudo mudou com os recentes acontecimentos envolvendo as ações da empresa GameStop.

Objeto de admiração de toda uma geração de gamers a GameStop, foi protagonista de um evento muito improvável, para não dizer impossível de se imaginar. Em fevereiro deste ano de 2021 as ações registraram alta de nada menos do que 2.000%.

O movimento de alta das ações foi resultado de um combinado entre usuários de uma comunidade da rede social Reddit que resolveram se juntar para especular no mercado com as ações da empresa e assim interferir no preço do ativo.

Motivados pela gratuidade do aplicativo RobinHood para realização de transações com ações e pelo desejo de ver a GameStop livre do risco de sumir do mercado, os membros da comunidade WallStreetBets foram às compras.

Sem precisar se preocupar com fundamentos, análises técnicas ou qualquer outro instrumento que poderia indicar alguma racionalidade em suas operações. Os usuários foram adquirindo ações pressionando seu preço para cima e levando analistas e demais investidores desatentos a seguir o movimento como uma espécie de manda acéfala.

O resultado foi um bode, quando o mercado descobriu que tudo não passava do resultado de operações emocionais realizadas por um punhado de nerds trades de uma rede social. Mas então o resultado já estava posto, as ações haviam subido e deixado Wall Street com mico em mãos.

Para avaliar o comportamento e as motivações nada razoáveis destes investidores, que, pasmem, não operaram de maneira objetiva e razoável, nem talvez tenham objetivado lucros com as operações, convidamos nossos casters e um convidado especial para conversar em mais este episódio do Geekonomics PodCast.

⭐Convidado do PodCast sobre a GameStop e comportamento dos investidores

Antonio Mateus Sá: Formado em economia, trabalha com educação financeira e tem pós graduação em neurociência.

💥Participaram do episódio

Anderson Mattozinhos – Host

Érica Gallo – Caster Geekonmics

Quintiliano Campomori – Caster Geekonomics

About the author

Anderson Mattozinhos

Anderson Mattozinhos

Economista com MBA em Economia Comportamental, já atuou como Professor na ESPM-SP, é empresário do setor de saúde, podcaster e idealizador do Geekonomics PodCast e site. Nas horas vagas divide seu tempo entre leitura de livros e games.

Instagram

Invalid username or token.

Fique Atualizado

Categorias

Gostou desse conteúdo?

Se cadastre na nossa newsletter e não perca mais nada! Receba notícias, novidades sobre Economia Comportamental e atualizações de novos posts.

Você se cadastrou com sucesso!