Decisões políticas: como avaliar sua qualidade? - Geekonomics
Podcast

Decisões políticas: como avaliar sua qualidade?

decisões politicas - capa-post-2021


💥Decisões políticas estão longe de serem simples ou triviais. Quem acompanha o noticiário e o cotidiano político no Brasil e no Mundo, sabe da complexidade que envolve decisões políticas.

Esta complexidade extrapola o contexto político e experimenta toda a diversidade cultural presente em cada região, além de sofrer com todo tipo de interesse, seja para o melhor resultado, seja para favorecimentos indevidos.

Independente de tudo isso, a avaliação das decisões políticas nem sempre seguem critérios objetivos e justos e isso é um desafio para aqueles que desejam avaliar a qualidade das decisões e políticas e para aqueles que desejam tomar melhores decisões.

Uma das falhas mais comuns é avaliar decisões pelo resultado que elas produzem. A princípio pode parecer adequado, no entanto, sabemos que os resultados nem sempre são passíveis de serem controlados ou previstos.

Sem condições de controle e na impossibilidade de se controlar todas as variáveis que possam agir pós decisão tomada, o julgamento da qualidade das decisões políticas deve se concentrar naquelas informações disponíveis quando a deliberação foi realizada.

E para avaliar algumas decisões políticas e o processo, contesto e demais variáveis que possam interferir nelas, este episódio do Geekonomics PodCast reuniu além do casting de costume um convidado muito especial, o Rafael Melo, pós-doutorando em Ciência Política. A conversa está imperdível e especialmente neste episódio fizemos um fechamento diferente. Ao final fizemos um bate pronto com algumas das decisões mais relevantes da política brasileira nos últimos anos e comentamos.

📌Decisões políticas: conheça o convidado

Rafael Melo
Pós-doutorando em Ciência Política na Universidade Federal de Minas Gerais. Doutor em Ciência Política pela mesma instituição. Trabalha na área de Instituições Democráticas, com ênfase nos estudos sobre partidos, sistemas partidários, comportamento legislativo e Poder Executivo. É pesquisador do Centro de Estudos Legislativos da UFMG.

📌Participaram deste episódio

Anderson Mattozinhos – Host

Quintiliano Campomori – Caster Geek

About the author

Anderson Mattozinhos

Anderson Mattozinhos

Economista com MBA em Economia Comportamental, já atuou como Professor na ESPM-SP, é empresário do setor de saúde, podcaster e idealizador do Geekonomics PodCast e site. Nas horas vagas divide seu tempo entre leitura de livros e games.

Instagram

Invalid username or token.

Fique Atualizado

Categorias

Gostou desse conteúdo?

Se cadastre na nossa newsletter e não perca mais nada! Receba notícias, novidades sobre Economia Comportamental e atualizações de novos posts.

Você se cadastrou com sucesso!