Emoções, expressões faciais e ambiente - Geekonomics
Economia Comportamental

Emoções, expressões faciais e ambiente

emocoes-capa

Emoções, expressões faciais e ambiente. Esses são os três assuntos que decidi falar ao ler um artigo de 2020 muito interessante chamado “Valências na resposta emocional dos eleitores – projeto experimental com neurociência”. E olha, tem muita coisa para falar…

Tanto que minha exposição será por meio de um vídeo! Então, vou explicar brevemente a forma que abordei esses temas aqui no texto e deixar o convite para você assistir o vídeo que está no final do post – pode considerar o texto como um teaser do conteúdo completo.

No conteúdo, eu começo abordando o que são as emoções. Onde o artigo define como: “um processo, um tipo específico de avaliação automática, influenciado pelo nosso passado evolutivo e pessoal”. E, claro, depois de explicar essa definição, eu não tive como deixar de criticar a ideia que temos de que existe um distanciamento entre razão e emoção. Pois, do ponto de vista dos processos biológicos, que participam da tomada de decisão, essa divisão não existe.

Seguido disso, a questão que mais me interessa é a relação entre as emoções e as nossas expressões faciais. Afinal, você sabia que as seis emoções básicas – alegria, raiva, medo, nojo, tristeza e surpresa – existem da forma que conhecemos por causa de um estudo sobre faces? Sim! Mas vou te deixar na vontade, pois a explicação mais detalhada sobre isso está no vídeo.

Por fim, eu explico o que tudo isso tem a ver com o nosso ambiente. Onde, o que eu quero dizer com ambiente é justamente o cenário que nossos olhos captam dependendo do local que estamos. A questão é: quando vemos alguém dissertando sobre um assunto, será os detalhes do ambiente impactam na sua opinião a respeito da pessoa falando e/ou sobre o conteúdo? É justamente isso que o artigo que estudei tenta medir! E usaram leitura facial para responder essa pergunta. Viu como tudo se encaixou?

Agora, fica o convite para assistir ao vídeo!

About the author

Antônio Matheus Sá

Antônio Matheus Sá

Economista pós-graduado em Neurociência e Psicologia Aplicada. Atua na área de Educação Financeira e Finanças Comportamentais. Tem o hábito de fazer vídeos pro Youtube explicando artigos de Economia Comportamental. Também é nerd, fã de Star Wars e Gamer desde 1998.

Instagram

Invalid username or token.

Fique Atualizado

Categorias

Gostou desse conteúdo?

Se cadastre na nossa newsletter e não perca mais nada! Receba notícias, novidades sobre Economia Comportamental e atualizações de novos posts.

Você se cadastrou com sucesso!