Gamificação como indutora de comportamentos - Geekonomics
Podcast

Gamificação como indutora de comportamentos

gamificação indutora de comportamento

💥A gamificação é um termo já muito conhecido por aí. Mais do que motivar as pessoas a se engajar em determinadas tarefas, a gamificação pode ser também uma forma de induzir ou estimular comportamentos.

É comum em economia a afirmação de que pessoas reagem a incentivos. Estes incentivos, no entanto, nem sempre são financeiros ou materiais. Muitos jogos ou situações apresentam recompensas imateriais, lúdicas ou resultam apenas algum tipo de status social, mas nem por isso deixam de estimular

Quem acompanha implementação de estratégias que utilizam gamificação sabe que muitas vezes as pessoas acabam tendo sua atenção centrada no jogo, esquecendo ou desviando sua atenção para seu desempenho comparado com os demais participantes.

A comparação do desempenho entre participantes acaba criando um ambiente competitivo. A competição age então como combustível extra e junto com a arquitetura do jogo, as recompensas e demais incentivos baseados no desempenho, tende a elevar a motivação com reflexos positivos para a produtividade e satisfação no trabalho.

O resultado é que a gamificação parece ser uma solução muito eficaz para aumento da produtividade e para vencer um dos maiores desafios das empresas atualmente: como motivar as pessoas a trabalhar regularmente com alta produtividade e satisfação com o trabalho?

Costumo dizer que nos dias de hoje a motivação no trabalho é um dos fatores mais complexos de obter. Isso porque o mundo se tornou um ambiente muito interessante com infinitas opções mais agradáveis e prazerosas. Estas alternativas competem com o trabalho e neste jogo em específico… O trabalho tem perdido de lavada.

Neste Geekonomics PodCast vamos conversar sobre as vantagens da gamificação e como ela pode ser eficaz para incentivar comportamentos aumentando a satisfação e criando um ambiente mais agradável e estimulante para as pessoas.

📌Convidado deste episódio sobre gamificação

Matheus Pedroso de Moraes
Graduado em Ciências de Computação pela USP. Pós-Graduando em Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem pela PUCRS e Pós-Graduando em Neuropsicopedagogia. É estudioso de Neurociências e Psicologia aplicadas ao Aprendizado Humano desde 2010. Idealizador do projeto social Conectando Pontos e autor do livro Como Estudar e Aprender. @matheus.pedroso.oficial

📌Participaram deste Geekonomics PodCast

Anderson Mattozinhos – Host

Antônio Mateus Sá – Caster Geekonomics

Érika Gallo – Caster Geekonomics

About the author

Anderson Mattozinhos

Anderson Mattozinhos

Economista com MBA em Economia Comportamental, já atuou como Professor na ESPM-SP, é empresário do setor de saúde, podcaster e idealizador do Geekonomics PodCast e site. Nas horas vagas divide seu tempo entre leitura de livros e games.

Instagram

Connection error. Connection fail between instagram and your server. Please try again

Fique Atualizado

Categorias

Gostou desse conteúdo?

Se cadastre na nossa newsletter e não perca mais nada! Receba notícias, novidades sobre Economia Comportamental e atualizações de novos posts.

Você se cadastrou com sucesso!