Desde a publicação do site DataColada evidenciando fraude em estudo de Economia Comportamental, o interesse pelo tema tem crescido nas pesquisas do Google.
Principal envolvido na situação o Economista e pesquisador Dan Ariely tem aparecido com relevante aumento no interesse de pesquisa, movimento atípico em relação a histórico de pesquisas no Google, do termo relacionado ao seu nome.
Para aqueles que ainda não sabem bem o que aconteceu, vale ler esse post aqui antes de seguir na leitura. Apesar de ter mais pesquisadores envolvidos no estudo em que foi evidenciada a fraude, Dan Ariely declarou ao site que foi o responsável pelo contato com a empresa que forneceu os dados, tendo sido também ele a última pessoa a manusear a planilha que continha os dados, onde foram encontradas as evidências de fraude.
Para ter uma ideia do impacto da descoberta para além da restrita comunidade acadêmica e dos Tweets sobre o caso, fui analisar a evolução das pesquisas do Google e abaixo compartilho alguns gráficos a respeito.
Dados da pesquisa Google para os termos Ariely e Dan Ariely
A partir do gráfico para os dois termos, fica simples perceber o aumento repentino na busca pelos termos no Google justamente a partir da data de publicação do site DataColada com as evidências de fraude. O artigo no site foi publicado em 17/08/2021, exatamente na data em que a pesquisa cresce, para os dois termos.
Dados da pesquisa Google para os termos Dan Ariely Fraud e Fraud Ariely
Com os termos mais bem definidos e relacionados à fraude o comportamento é semelhante ao visto para os termos gerais, indicando também aumento na busca do Google. Apesar do aumento na busca dos termos específicos, é interessante perceber que para ambos os termos houve um pico de interesse nos dias 18 e 19 de agosto logo após a publicação. Após estas datas, no entanto não há dados mostrados pelo Google, indicando que o interesse pelo tema pode ter terminado.
Repercussões para além da pesquisa do Google da fraude em artigo de Economia Comportamental
Confesso que tenho estado muito interessado pelo que aconteceu. E não era para menos, afinal tenho dedicado bom tempo estudando Economia Comportamental nos últimos anos, inclusive lendo com afinco os livros e publicações dos autores envolvidos.
Dois dos autores, Dan Ariely e Nina Mazar são sócios da Be Works, uma consultoria especializada e com muita relevância na aplicação de insights comportamentais. Ontem ao checar o site deles, pude evidenciar como a gestão da crise tem sido tratada pela empresa.
Claro que são apenas suposições minhas, mas dada a situação envolvendo dois pesquisadores de relevo para a BE Works, é compreensível que eles tenham adotado uma postura, até mesmo para preservar os pesquisadores.
Vejam como ficou o site da BE works na área destinada ao About us (sobre nós), mas na página de capa, onde geralmente o destaque maior ficava para Kelly Peters e Dan Ariely, a primeira ainda está lá em destaque, já o segundo… Foi escondido para a página seguinte.
Página About us – capa
Página About us – interna
Vale destacar que esses prints no site da BeWorks foram feitos no dia 24/08/2021.
Confesso que espera mais da gestão de crise. Apesar dos pesquisadores terem enviados cartas contendo explicações iniciais e do site DataColada ter publicado todas, tenho sentido falta de uma mensagem mais direta para a comunidade científica e claro, para todos os interessados na área.
Em relação aos interessados, estes não são poucos. Como eu, milhares de pessoas consumiram e ainda consomem os insights produzidos pelos autores, todos Best Sellers na área de Economia Comportamental.
Não sei vocês, mas eu continuo aguardando tais declarações, que não eliminam o erro, mas certamente mostram e ajudam a preservar as demais pesquisas e produções dos envolvidos. Quando expoentes são envolvidos em eventos como este e se calam, todos perdem, pois a desconfiança, de uma forma ou de outra, acaba respingando para todos e por todo lado.
Até a próxima Geeks!