Repercussão: fraude artigo de Economia Comportamental - Geekonomics
Economia Comportamental

Repercussão: fraude artigo de Economia Comportamental

Desde a publicação do site DataColada evidenciando fraude em estudo de Economia Comportamental, o interesse pelo tema tem crescido nas pesquisas do Google.

Principal envolvido na situação o Economista e pesquisador Dan Ariely tem aparecido com relevante aumento no interesse de pesquisa, movimento atípico em relação a histórico de pesquisas no Google, do termo relacionado ao seu nome.

Para aqueles que ainda não sabem bem o que aconteceu, vale ler esse post aqui antes de seguir na leitura. Apesar de ter mais pesquisadores envolvidos no estudo em que foi evidenciada a fraude, Dan Ariely declarou ao site que foi o responsável pelo contato com a empresa que forneceu os dados, tendo sido também ele a última pessoa a manusear a planilha que continha os dados, onde foram encontradas as evidências de fraude.

Para ter uma ideia do impacto da descoberta para além da restrita comunidade acadêmica e dos Tweets sobre o caso, fui analisar a evolução das pesquisas do Google e abaixo compartilho alguns gráficos a respeito.

 Dados da pesquisa Google para os termos Ariely e Dan Ariely

A partir do gráfico para os dois termos, fica simples perceber o aumento repentino na busca pelos termos no Google justamente a partir da data de publicação do site DataColada com as evidências de fraude. O artigo no site foi publicado em 17/08/2021, exatamente na data em que a pesquisa cresce, para os dois termos.

Dados da pesquisa Google para os termos Dan Ariely Fraud e Fraud Ariely

Com os termos mais bem definidos e relacionados à fraude o comportamento é semelhante ao visto para os termos gerais, indicando também aumento na busca do Google. Apesar do aumento na busca dos termos específicos, é interessante perceber que para ambos os termos houve um pico de interesse nos dias 18 e 19 de agosto logo após a publicação. Após estas datas, no entanto não há dados mostrados pelo Google, indicando que o interesse pelo tema pode ter terminado.

Repercussões para além da pesquisa do Google da fraude em artigo de Economia Comportamental

Confesso que tenho estado muito interessado pelo que aconteceu. E não era para menos, afinal tenho dedicado bom tempo estudando Economia Comportamental nos últimos anos, inclusive lendo com afinco os livros e publicações dos autores envolvidos.

Dois dos autores, Dan Ariely e Nina Mazar são sócios da Be Works, uma consultoria especializada e com muita relevância na aplicação de insights comportamentais. Ontem ao checar o site deles, pude evidenciar como a gestão da crise tem sido tratada pela empresa.

Claro que são apenas suposições minhas, mas dada a situação envolvendo dois pesquisadores de relevo para a BE Works, é compreensível que eles tenham adotado uma postura, até mesmo para preservar os pesquisadores.

Vejam como ficou o site da BE works na área destinada ao About us (sobre nós), mas na página de capa, onde geralmente o destaque maior ficava para Kelly Peters e Dan Ariely, a primeira ainda está lá em destaque, já o segundo… Foi escondido para a página seguinte.

Página About us – capa

Página About us – interna

Vale destacar que esses prints no site da BeWorks foram feitos no dia 24/08/2021.

Confesso que espera mais da gestão de crise. Apesar dos pesquisadores terem enviados cartas contendo explicações iniciais e do site DataColada ter publicado todas, tenho sentido falta de uma mensagem mais direta para a comunidade científica e claro, para todos os interessados na área.

Em relação aos interessados, estes não são poucos. Como eu, milhares de pessoas consumiram e ainda consomem os insights produzidos pelos autores, todos Best Sellers na área de Economia Comportamental.

Não sei vocês, mas eu continuo aguardando tais declarações, que não eliminam o erro, mas certamente mostram e ajudam a preservar as demais pesquisas e produções dos envolvidos. Quando expoentes são envolvidos em eventos como este e se calam, todos perdem, pois a desconfiança, de uma forma ou de outra, acaba respingando para todos e por todo lado.

Até a próxima Geeks!

About the author

Anderson Mattozinhos

Anderson Mattozinhos

Economista com MBA em Economia Comportamental, já atuou como Professor na ESPM-SP, é empresário do setor de saúde, podcaster e idealizador do Geekonomics PodCast e site. Nas horas vagas divide seu tempo entre leitura de livros e games.

Instagram

Connection error. Connection fail between instagram and your server. Please try again

Fique Atualizado

Categorias

Gostou desse conteúdo?

Se cadastre na nossa newsletter e não perca mais nada! Receba notícias, novidades sobre Economia Comportamental e atualizações de novos posts.

Você se cadastrou com sucesso!