Mudanças comportamentais no climatério - Geekonomics
Podcast

Mudanças comportamentais no climatério

Mudanças comportamentais no climatério apa-post-2021

💥Mudanças comportamentais no climatério é um tema ainda com muitos tabus, mitos e até mesmo desconhecimento aprofundado por muitas pessoas.

Em Economia Comportamental a temática do contexto e dos estados emocionais como grandes determinantes do comportamento é temática recorrente, mas o mesmo não ocorre quando olhamos para questões hormonais ou biológicas.

Já está bem documento, no entanto, pela Ciência que mudanças hormonais são responsáveis por mudanças emocionais e consequentemente comportamentais. Talvez uma área de pesquisa neste tema mais relevante seja aquela relacionada com a saúde da mulher.

Questões relacionadas à fase de climatério e menopausa têm ganhado cada vez mais visibilidade. A boa notícia é que essa visibilidade tem levado a uma visão mais crítica e objetiva sobre os possíveis efeitos para o comportamento e saúde das mulheres.

Mas a visibilidade também tem contribuído para reduzir o estigma que ainda hoje, infelizmente ainda se mostra muito presente.

Enquanto é relativamente fácil perceber os avanços nos estudos e no conhecimento sobre climatério, menopausa e saúde da mulher – o mesmo não acontece com estudos sobre os impactos dessa fase para o comportamento.

É impressionante o quanto ainda há de desconhecimento sobre o tema. Desconhecimento que muitas vezes atinge as mulheres não apenas em temáticas relacionadas ao seu comportamento econômico, mas também e principalmente em seus estados emocionais com impactos em muitos aspectos da vida profissional e pessoal.

Dar visibilidade a esta temática é uma das formas de diminuir o preconceito e a desinformação sobre o tema. Tal como acontece com muitas outras fases da vida de toda pessoa, seja ela homem ou mulher, mudanças que chegam com a idade devem ser encaradas com naturalidade.

Neste episódio o Geekonomics PodCast tivemos o prazer de conversar com a incrível Miriam De Paoli idealizadora do projeto NoPausa.

📌O que é o No Pausa?

Organização latino-americana que busca visibilizar o climatério/menopausa com uma perspectiva contemporânea e intergeracional. Informamos e acompanhamos para melhorar a qualidade de vida das pessoas que vão parar de menstruar.

💥Como de costume, o host do episódio foi o Anderson Mattozinhos e teve também o Quintiliano Campomori como Caster.

Vem conversar com a gente!

📌 Saiba mais sobre a convidada do episódio Mudanças Comportamentais no Climatério

Miriam de Paoli é Brasileira radicada na Argentina. Fundadora e CEO do No Pausa, projeto latino americano que busca visibilizar o Climatério/Menopausa.

Jornalista com experiência em meios de comunicação, comunicação estratégica organizacional e em gestão de organizações do terceiro setor. Especialista em políticas de Saúde Pública para a geração 45+ (Geração invisível). Professora universitária desde 2001, se dedica atualmente a cursos curtos corporativos em instituições como Universidad Católica Argentina e Universidad Torquato Di Tella.

Escreveu 2 livros sobre responsabilidade social e sobre o universo institucional dos jornalistas.

Board Member de #FinDis, organização que se dedica a promover a inclusão financeira de setores tradicionalmente minorizados, como o grupo LGTBIQ +, mulheres, idosos e imigrantes.

📌Acesse as redes do NoPausa

Instagram – LINK AQUI

Twitter – LINK AQUI 

Facebook – LINK AQUI

Linkedin – LINK AQUI 

TikTok – LINK AQUI 

About the author

Anderson Mattozinhos

Anderson Mattozinhos

Economista com MBA em Economia Comportamental, já atuou como Professor na ESPM-SP, é empresário do setor de saúde, podcaster e idealizador do Geekonomics PodCast e site. Nas horas vagas divide seu tempo entre leitura de livros e games.

Instagram

Connection error. Connection fail between instagram and your server. Please try again

Fique Atualizado

Categorias

Gostou desse conteúdo?

Se cadastre na nossa newsletter e não perca mais nada! Receba notícias, novidades sobre Economia Comportamental e atualizações de novos posts.

Você se cadastrou com sucesso!