Vieses comportamentais em projeções macroeconômicas - Geekonomics
Podcast

Vieses comportamentais em projeções macroeconômicas

Vieses comportamentais em projeções macroeconômicas - geekonomics podcast


💥Vieses comportamentais em projeções macroeconômicas, existem sim e estão cada vez mais no radar de interesse de pesquisas e estudos.

Talvez um dos temas mais caros à profissão de economista seja o trabalho com projeções de qualquer tipo. Mas projeção econômica é também um dos temas mais estudados e talvez seja a informação mais demandada de economistas em todas as áreas da análise econômica.

É fato, infelizmente nem sempre notado por todos, que não existe em nenhum campo científico ferramental que seja capaz de prever o futuro. O mesmo não é verdade quando olhamos para as informações e relatórios que são produzidos.

Mesmo que racionalmente saibamos que prever o futuro é impossível, ainda há um grande contingente de pessoas que não apenas faz, mas que também se orienta por previsões de futuro. Pode parecer estranho, mas se olharmos bem talvez não seja.

O problema com as projeções é que subvertemos seu objetivo e às vezes acabamos esquecendo para o que elas servem na verdade. Já adianto que projeções não servem para adivinhar o futuro.

Diferente do que gostamos de acreditar, o objetivo principal das projeções econômicas não é acertar o resultado ou comportamento futuro daquilo que se está projetando. A projeção deve ser encarada como uma espécie de radar das expectativas geradas a partir do ambiente ou da variável que se está estudando.

Esse comportamento futuro nas projeções, muitas vezes são ancorados em dados ou resultados do passado, ponderados com o ambiente atual e as perspectivas que se têm no momento a respeito do futuro. Portanto projeção não é a bola de cristal que muitos acreditam ser.

Sabemos que comportamento passado não é garantia de comportamento futuro e que as pessoas, os mercados e tudo mais no ambiente analítico das Ciência Social, nem sempre se comportam da maneira esperada. Recentemente algumas pesquisas têm investigado mais detalhadamente como e quais vieses se manifestam em projeções econômicas.

Na macroeconomia que a priori trabalha com modelos que explicam comportamento de variáveis e seus comportamentos futuros, os vieses também se fazem presentes. Apesar de ainda pouco divulgados, muitos estudos já documentaram diversos vieses identificados, não apenas nos modelos de previsão, mas nos responsáveis pela criação destes modelos.

E para que possamos entender um pouco mais sobre os vieses e as pesquisas que têm sido conduzidas na área, convidamos o Henry Nasser que recentemente publicou sua pesquisa exatamente sobre: Vieses Comportamentais em projeções macroeconômicas.

Neste episódio do Geekonomics PodCast, estiveram na conversa o Anderson Mattozinhos, o Quintiliano Campomori e a Érika Gallo.

📌Vieses comportamentais em projeções macroeconômicas: conheça o convidado

Henry Nasser: Especialista no desenho de projetos baseados na Economia Comportamental, através de pesquisa científica (research qualitativo e quantitativo) e experimentação com análise de dados comportamentais e nudging. Mestre em Economia e Finanças com foco em Economia Comportamental pela EESP-FGV e economista pela FEA-USP. Possui experiência em pesquisa (research), análise de dados (data analysis), inteligência de mercado (consumer behavior, insights) e gestão de projetos (project management). Autor do artigo “Vieses comportamentais em projeções macroeconômicas” em conjunto com Rodrigo De-Losso.

About the author

Anderson Mattozinhos

Anderson Mattozinhos

Economista com MBA em Economia Comportamental, já atuou como Professor na ESPM-SP, é empresário do setor de saúde, podcaster e idealizador do Geekonomics PodCast e site. Nas horas vagas divide seu tempo entre leitura de livros e games.

Instagram

Connection error. Connection fail between instagram and your server. Please try again

Fique Atualizado

Categorias

Gostou desse conteúdo?

Se cadastre na nossa newsletter e não perca mais nada! Receba notícias, novidades sobre Economia Comportamental e atualizações de novos posts.

Você se cadastrou com sucesso!